Google lança novo recurso de busca com inteligência artificial; entenda

Google lança novo recurso de busca com inteligência artificial; entenda

Usuários agora têm acesso a respostas geradas por IA em resumos de busca

O novo recurso de busca do Google, baseado em inteligência artificial (IA), oferece aos usuários respostas geradas por IA aos tradicionais links relacionados, após autorizar o serviço de busca a ativar o programa search labs. Esses resumos geralmente são apresentados em blocos, podendo ser acessados automaticamente ou solicitados através do comando “gerar” em um botão específico.

A expansão do uso de IA no buscador do Google, já disponível nos Estados Unidos, levanta preocupações entre produtores de conteúdo devido à perda de espaço para links de fontes originais. O novo recurso foge de temas polêmicos ou de grande repercussão, não trazendo respostas de IA para consultas sobre esses assuntos.

Ao consultar questões de política, como o julgamento de Michael Jackson, a IA oferece respostas automatizadas, mas evita temas mais sensíveis, como o julgamento de Donald Trump. A ferramenta também não se aprofunda em questões de saúde controversas, como a eficácia da ozonioterapia, mas responde prontamente sobre assuntos mais comuns, como o funcionamento de analgésicos comuns.

O Google argumenta que os resumos gerados pela IA oferecem acesso a uma “maior diversidade de sites para obter ajuda com perguntas mais complexas”, e os links incluídos nesses resumos têm recebido mais cliques.

A empresa assegura que continuará direcionando tráfego valioso para editores e criadores, mantendo a distinção clara entre resultados orgânicos e patrocinados. As informações são do O Globo.