Samsung: aparelhos da linha Galaxy J passam para a família A

Samsung: aparelhos da linha Galaxy J passam para a família A

Apesar de a mudança já estar prevista desde 2018, fabricante sul-coreana não deixou claro o porquê de ter aposentado a linha “J”

Em um vídeo publicado recentemente par sua filial na Malásia, a Samsung confirmou que está reorganizando as suas linhas de smartphones. E a mudança mais significativa será na família dos aparelhos Galaxy J, que perderão essa denominação e passarão para a linha Galaxy A.

Contra a concorrência chinesa

A fabricante sul-coreana, no entanto, ainda não deixou claro o porquê de ter aposentado a linha Galaxy J. Apesar de essa mudança já estar prevista desde 2018. De acordo com um artigo do Tecnoblog, especula-se que a companhia esteja reorganizando suas linhas para tornar as opções intermediárias mais competitivas, diante da concorrência de marcas chinesas como Huawei e Xiaomi, que ganham cada vez mais mercado nos últimos anos.

Linha intermediária de aparelhos

A linha Galaxy J era composta por mais aparelhos básicos e intermediários. Na sequência vinha os da família “A”, com modelos intermediários mais avançados. E depois série Galaxy S com os tops de linha da Samsung, como o Galaxy S10 e suas variações. Além do Galaxy Note, também parte do mais alto padrão da fabricante e similar aos da família Galaxy S,.

Segundo o artigo do Tecnoblog, de um ponto de vista estratégico, “a mudança faz sentido”. Uma vez que a linha “A” já inclui recursos como múltiplas câmeras na traseira (como no A7 e no A9). Além de carregamento rápido e acabamento premium, entre outras características atuais. Por isso, é uma linha bem mais cobiçada no mercado do que a Galaxy J.

Novos modelos

Da mesma forma, a mudança abre espaço para especificações mais simples na linha “A”. Por exemplo, neste ano de 2019, vários modelos já foram anunciados – ou serão em breve. São eles: A10, A20, A30, A40, A50, A60 e A70. Quando maior o número, mais avançadas são as configurações do modelo.

No entanto, esses novos modelos formam uma classificação totalmente nova. E não são sucessores dos aparelhos que a Samsung teve até 2018. O artigo do Tecnoblog alerta que o A10, por exemplo, é um modelo muito inferior aos já existentes A7 e A9. E o A30, apesar do número alto ao lado do “A”, tem uma configuração que se equivale ao J8.

Ainda de acordo com o Tecnoblog, a Samsung também conta com outra série intermediária: a Galaxy M, que já tem os smartphones M10, M20 e M30. Segundo o artigo, apesar de ser uma linha, a princípio, mais simples, o M30 tem recursos comparáveis aos modelos mais avançados da família “A”, como a câmera tripla, por exemplo.