Fraude pode minar a bateria e os dados do seu smartphone
Empresas Protected Media e a DoubleVerify detectaram recentemente um golpe que roda vídeos sem que os usuários percebam
Já reparou se a bateria do seu smartphone tem durado menos que de costume? Ou se seu plano de internet está acabando mais rápido? Se isso está acontecendo, abra o olho. Você pode estar sendo vítima de uma fraude silenciosa.
As empresas Protected Media e a DoubleVerify detectaram recentemente um golpe que roda vídeos, sem que os usuários percebam, de propagandas criadas por meio da plataforma de anúncios MoPub, lançada pelo Twitter.
Índice:
Fraude usa vídeos ocultos
O golpe acaba prejudicando duas pontas. As empresas pagam para criar os vídeos, que são marcados como vistos sem que ninguém os tenha assistido. E os usuários de smartphones têm um aumento no consumo de bateria e de dados. Tudo por conta da reprodução oculta desses vídeos ocultos.
De acordo com um artigo do Uol, a fraude é feita por empresas que vendem “soluções” para anúncios de vídeo na internet. Essas empresas faturam mais alto quando a propaganda tem um bom alcance.
Investigação em curso
O site norte-americano BuzzFeed noticiou uma investigação sobre o esquema. Ela aponta para a Aniview, uma empresa israelense que gerencia anúncios em vídeos e que tem um escritório em Nova York.
Segundo o Uol, a Aniview negou envolvimento com o crime. E afirmou que sua plataforma de anúncios foi modificada por um cliente.
Milhões de anúncios fraudulentos
A DoubleVerify detectou 60 milhões de impressões de anúncios fraudulentos. Além disso, segundo a empresa de análises do mercado de marketing Digiday, estima-se que US$ 20 bilhões serão desviados do mercado de anúncios digitais em 2019.
A Protected Media descartou que o Twitter esteja envolvido no caso. Mas afirmou que diversas empresas especializadas em anúncios em meios digitais já criaram esquemas parecidos.
Como evitar a fraude
Se você quer evitar esse tipo de problema, que mina sua bateria e seus dados, a solução é instalar um bloqueador de propagandas. No entanto, isso pode atrapalhar a navegação em muitos sites.