Fim do Koo: rede social encerra operações no Brasil
Koo é uma plataforma indiana, que ganhou popularidade no Brasil após movimentação de Elon Musk
A rede social indiana Koo, que ganhou notoriedade no Brasil após a compra do Twitter por Elon Musk, encerrou suas operações globalmente nesta quarta-feira, dia 3.
Lançada em 2020, a plataforma se destacou no Brasil em novembro de 2022, quando muitos buscavam alternativas ao Twitter sob o comando de Musk. O Koo conquistou 2 milhões de downloads em apenas uma semana no país.
Na Índia, a rede social enfrentou críticas por supostamente promover campanhas governamentais e falhar no combate ao discurso de ódio. A plataforma se viu no centro de uma disputa entre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o Twitter, após Modi ordenar o bloqueio de contas de agricultores críticos ao governo no Twitter.
Insatisfeitos com a postura do Twitter, membros do governo Modi e figuras da extrema-direita migraram para o Koo, levando consigo milhões de seguidores. Essa migração intensificou o discurso de ódio na plataforma, principalmente contra muçulmanos.
Apesar da curta trajetória, o Koo marcou a internet brasileira. A plataforma deixa saudades e a lição de que, mesmo em um mundo globalizado, as redes sociais podem ter realidades e desafios distintos em cada país. As informações são do G1.