Facebook e Messenger Lite chegam aos iPhones no Brasil

Facebook e Messenger Lite chegam aos iPhones no Brasil

Versão lite dos aplicativos do Facebook consomem menos dados e funcionam em conexões 2G, mas só podem ser instaladas a partir do iPhone 5

Quando o espaço acaba no celular, qual é o aplicativo que você apaga primeiro? Pois não será mais o Facebook nem o Messenger. A empresa de Mark Zuckerberg liberou as versões simplificadas de seus aplicativos para iOS no mercado brasileiro. O Facebook Lite e o Messenger Lite prometem consumir menos espaço na memória e funcionar até quando você estiver em uma conexão 2G.

O Facebook Lite exige um download de apenas 16,8 MB (contra 453 MB da versão completa) e suporta os principais recursos da rede social. Você pode navegar pelo feed de notícias, interagir em publicações e publicar ou acessar vídeos. Segundo a empresa, isso “funciona bem em todas as condições de rede, até em 2G”.

Por ser uma versão lite, o Facebook Lite deixa as firulas de lado: há bem menos animações, e os vídeos não começam a reproduzir automaticamente. Já o Messenger Lite é focado em possibilitar ao usuário fazer o mais simples: se comunicar com pessoas. Dá para enviar fotos e fazer chamadas em voz ou vídeo, de acordo com o Tecnoblog.

E, claro, ele também ocupa muito menos espaço, o que é ótimo para quem eventualmente recebe alguma mensagem pelo Facebook Messenger e se viu obrigado a instalar o aplicativo, mas não quer fazer downloads gigantes a cada atualização: ele tem 19,5 MB, bem menos que os 239 MB (!) do Messenger padrão.

iPhone 5 para cima

O Facebook Lite está otimizado para iPhones, enquanto o Messenger Lite tem interface para iPhones e iPads. Eles exigem o iOS 9.0 ou superior, deixando de lado os aparelhos até o iPhone 4, lançado em 2010. O que na prática é um contrassenso, pois eles deveriam funcionar em aparelhos mais antigos.