Entenda como funciona a tecnologia eSIM: prós e contras

Entenda como funciona a tecnologia eSIM: prós e contras

Você precisa tirar e inserir seu chip quando troca de aparelho? Isso já está ficando para trás! Conheça a tecnologia eSIM e saiba como ela impacta a conectividade do seu smartphone.

Você já ouviu falar no eSIM? Essa tecnologia está cada vez mais difundida, sendo mais um marco na evolução dos telefones celulares, que não são mais utilizados apenas para ligações, mas sim para facilitar o dia a dia de todos, influenciando a comunicação, a interação social e outras características da nossa sociedade.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Nesse caso, o cartão SIM também precisa mudar, não é mesmo? E esse é o objetivo do eSIM! Se você ainda não está familiarizado com essa tecnologia e quer entender mais, vem com a gente!

O que é o eSIM?

Você deve saber que, para ter um telefone celular para comunicação, é preciso ter um cartão SIM, popularmente conhecido como chip. O eSIM, também chamado de SIM virtual ou SIM integrado, é um dispositivo embutido no próprio aparelho, que dispensa a inserção e a remoção de um chip externo como conhecemos. Com isso, o eSIM torna a utilização do número do celular totalmente digital.

Dica: Pós, pré ou controle, qual o melhor plano de celular? 

Quais aparelhos são compatíveis com eSIM?

O Sistema Global para Comunicações Móveis, conhecido como GSMA, já implementou a tecnologia eSIM em todo o mundo. Por aqui, empresas como Motorola, Samsung e Apple já estão inserindo essa tecnologia em seus dispositivos móveis. 

Confira alguns modelos que estão aptos para o eSIM:

  • Samsung: Galaxy S20, Galaxy S20+, Galaxy S20 Ultra, Galaxy S20 Ultra 5G, Galaxy S21, Galaxy S21+ 5G, Galaxy S21 Ultra 5G, Galaxy S23, Galaxy S22, Galaxy S22+, Galaxy S22 Ultra, Galaxy S23+, Galaxy 23 Ultra, Galaxy Note 20, Galaxy Note 20 Ultra 5G, Galaxy Fold, Galaxy Z Fold2 5G, Galaxy Z Fold3 5G, Galaxy Z Flip, Galaxy Z Flip 3 5G, Galaxy Z Fold 4, Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Watch.
  • Motorola: Razr 2019 e Razr 5G.
  • Apple: iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone SE (2020), iPhone SE 2 (2020), iPhone SE (2022),  iPhone SE 3 (2022), iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 ProMax, iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max, iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. 

Lembrando que os modelos de iPhone 14 (Plus, Pro e Pro Max) só aceitarão esse modelo de cartão SIM, não sendo mais compatíveis com chips físicos.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

Quais são as vantagens do eSIM?

De forma geral, o eSIM é mais seguro e, como não pode ser removido, permite sua localização em qualquer lugar, facilitando a vida de quem teve o celular perdido, roubado ou furtado. Alguns golpes em que o criminoso tira o chip do aparelho e usa o WhatsApp da vítima também podem ser evitados, já que o eSIM não pode ser retirado fisicamente.

Suas informações podem ser gravadas e portanto, a portabilidade para outra operadora também pode ser feita com mais tranquilidade, sem perder seus contatos ou SMS, por exemplo.

A conectividade com outros aparelhos, como smartwatches ou tablets, pelo mesmo usuário é possível, desde que todos estejam conectados ao mesmo eSIM. Isso facilita a sincronização de dados e utilização do mesmo pacote de internet. Além disso, como é virtual, o eSIM não quebra, diferente dos chips físicos.

Dica: O que é IMEI, para que serve e como consultar?

Quais são as desvantagens do eSIM?

Uma das poucas desvantagens do eSIM é a maior burocracia para trocar de operadora. O que antes podia ser feito apenas trocando de chip, agora é preciso ir até uma loja física da operadora em questão, que vai transferir o seu número e todos os seus dados para outra empresa. É um processo que pode exigir mais tempo do usuário.

eSIM no Brasil e no mundo

O eSIM é uma novidade, mas já está se tornando tendência no mundo. Mais de 20 países, incluindo o Brasil, EUA, México, Espanha, Argentina e Itália, já estão aderindo a tecnologia. 

Aqui no Brasil, as três principais operadoras (Claro, Vivo e TIM) já estão oferecendo o eSIM para os aparelhos habilitados, cada uma com as suas devidas especificações. 

A grande vantagem do eSIM, no entanto, é poder utilizar sua operadora em viagens internacionais. Algumas empresas fornecem dados de roaming semelhantes aos chips físicos, no qual você pode contratar um pacote de dados internacional para uso no exterior. Entretanto, é possível adquirir um eSIM especificamente para uso fora do Brasil, como os oferecidos pela Airalo, por exemplo.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

Como trocar de operadora e aparelho com o eSIM?

Se você possui o eSIM de uma operadora e deseja trocar para outra, é necessário entrar em contato com a empresa que você quer contratar e também com a fornecedora do serviço que deseja cancelar. 

A portabilidade é feita pela operadora, mas pode demorar um pouco mais de tempo para remover as informações do aparelho. 

Se, no entanto, você deseja trocar de aparelho, é preciso remover o registro do eSIM antigo em todos os seus dispositivos conectados a ele, antes de inserir um novo eSIM. Isso pode ser feito por você mesmo, entrando nas configurações do aparelho, a partir da opção “excluir registro eSIM”.

Dica: Entenda as diferenças entre smartband e smartwatch

Fique conectado com a PROTESTE

Você já conhecia as vantagens da tecnologia eSIM? O principal objetivo da PROTESTE é melhorar as relações de consumo a partir de informações de qualidade e relevantes para os consumidores. 

A maior associação de consumidores da América Latina está há 21 anos no Brasil apoiando os cidadãos em busca de seus direitos e melhorando o dia a dia dos brasileiros. 

A partir do nosso canal no Telegram e do App da PROTESTE, você recebe conteúdos sobre assuntos relevantes, como bem-estar, saúde, alimentação saudável, tecnologia, finanças, economia doméstica, direito do consumidor e muito mais! Isso tudo para que você esteja bem informado e melhore sua relação com fornecedores de produtos e serviços.

Associando-se à PROTESTE, você pode garantir ainda mais benefícios! Além de conteúdos informativos, os testes comparativos, que ajudam a identificar produtos e serviços com o melhor custo-benefício, o canal Reclame, para enviar sua reclamação diretamente para a empresa responsável, auxílio de especialistas em direito do consumidor e intervenção extrajudicial. Clique aqui para se associar à PROTESTE agora mesmo!

O produto não atendeu suas expectativas? Faça uma reclamação no canal online da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt