Enem 2019: tecnologia pode ser aliada dos estudantes

Enem 2019: tecnologia pode ser aliada dos estudantes

Aplicativos e videoaulas com conteúdos voltados para o Ensino Nacional do Ensino Médio viram tendência

Estudantes que estão se preparando para o Enem 2019 podem contar com o apoio da tecnologia na missão de estudar em busca de uma vaga numa universidade. Cada vez mais, canais de educação no YouTube e até mesmo aplicativos de smartphone têm se tornado importantes aliados no processo de aprendizagem.

Tecnologia como reforço para o Enem

De acordo com a professora de Administração da UniNorte Adriana Batista, que também é especialista em Marketing, a tecnologia é um reforço importante para quem quer tirar uma boa nota na prova.

“A forma de estudar vem mudando com o avanço da tecnologia, e isso não podemos recusar. Essas ferramentas auxiliam o aluno na compreensão do conteúdo, apresentando-o de uma forma lúdica, em que ele passa a ser ator da sua própria aprendizagem e se sente atraído pelo que está sendo apresentado”, disse a professora, à reportagem do jornal A Crítica.

Segundo ela, os canais disponíveis no Youtube são dos mais diversos. Sendo que muitos deles têm foco específico em conteúdos que são cobrados no Enem.

Há canais especializados em Biologia, Ciências, Física, Inglês, História, Matemática, Química, entre outros. Além de conteúdos transdisciplinares, seja em formato de vídeoaula, animação ou cursos completos sobre determinados temas, como redação.

Apps com exercícios e simulados

Já nos aplicativos para celulares, os conteúdos são apresentados de uma forma mais enxuta. No entanto, há muitos exercícios e simulados baseados em questões de provas anteriores do Enem.

A professora Adriana recomenda, no entanto, que os vídeos no Youtube e os apps no smartphone sejam apenas um apoio. E que eles não substituam a escrita e a leitura na hora em que o estudante estiver absorvendo o conteúdo para o Enem.

“É legal assistir online. Você ganha tempo, tem ali várias informações. Entretanto, você precisa escrever, ler livros, somar opções de conhecimento, para transformar. É preciso considerar que a leitura também é importante. E se esses níveis forem associados, você consegue voar alto”, afirmou Adriana, ao jornal A Crítica.

Veja a lista de Apps:

1 – AppProva Enem
2 – Aprovado
3 – Formulando
4 – Redação Nota 1000
5 – Questões Enem
6 – Prepara Enem 2018
7 – Gabaritando Enem

De acordo com a especialista em Telecomunicação da PROTESTE, Thais Veloso, é preciso ficar atento às propagandas que existem nos aplicativos ou até mesmo no YouTube. Por exemplo, indicação de links para adesão de materiais e coisas do tipo.  É importante também ficar atento aos termos de uso das informações nos apps e ter cuidado com aplicativos falsos.