Eclipse Solar: quando será o fenômeno e de quais estados será possível acompanhar?

Eclipse Solar: quando será o fenômeno e de quais estados será possível acompanhar?

O eclipse anular ocorre quando o sol, a lua e a Terra se alinham, fazendo com que a maior parte do disco solar fique escura

No sábado, dia 14 de outubro, um evento astronômico especial está previsto: o “Eclipse Solar”. Esse fenômeno cria uma espécie de anel de fogo no céu, sendo muito aguardado pelos entusiastas. No entanto, somente algumas regiões do planeta terão o privilégio de testemunhar o eclipse em sua totalidade, incluindo partes do Brasil.

O eclipse anular ocorre quando o sol, a lua e a Terra se alinham, fazendo com que a maior parte do disco solar fique obscurecida, revelando apenas uma borda brilhante.

Segundo o site O Globo, embora o eclipse anular do sol não seja um evento extraordinariamente raro, sua visualização completa é restrita a poucos locais no mundo. O último ocorreu em 2021, mas nenhum lugar no Brasil teve a chance de observá-lo.

A astrônoma Josina Nascimento, para o Observatório Nacional, ressalta que, embora o eclipse anular possa ser parcialmente visto em todo o país, a visão completa estará disponível apenas em algumas localidades de estados como Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Os residentes do Rio de Janeiro terão a oportunidade de ver o fenômeno parcialmente a partir das 15h43, atingindo seu ápice às 16h51 e encerrando às 17h50.