Drone: saiba escolher o modelo ideal

Drone: saiba escolher o modelo ideal

O consumidor precisa ficar atento às características do drone e às normas para utilização do equipamento

O drone se popularizou no mundo todo nos últimos anos e, hoje em dia, já está na lista de desejos de muitas pessoas, seja para usar como um passatempo ou até mesmo para auxiliar em alguma atividade profissional. 

Embora o drone tenha se popularizado, ainda há muitas pessoas que desconhecem as características desse objeto voador e quais itens devem ser considerados ao escolher o modelo ideal. É por isso que a PROTESTE trouxe esse conteúdo com todas as informações necessárias para que você possa escolher o drone certo para seus objetivos. Acompanhe!

banner-reclame

O que é drone?

Drone é o termo popular utilizado para descrever um veículo aéreo que pode ser controlado por um controle remoto. Embora o nome popular seja drone, a terminologia mais correta para esse objeto é VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado).

A origem do drone remonta a década de 1930, quando os primeiros aviões controlados via rádio foram desenvolvidos para serem usados na guerra. Desde a sua criação, muita coisa mudou. Hoje em dia, esse veículo aéreo não tripulado pode ser usado para recreação e para fins comerciais.

Com essas características o drone se parece muito com um pequeno helicóptero de brinquedo, mas com a diferença de poder ser utilizado em algumas funções que explicaremos com mais detalhes a seguir.

Dica: Smartwatch: como funciona e qual é o melhor modelo para você

Recreativo

O uso recreativo do drone é uma das formas de utilização desse veículo aéreo não tripulado. Foi a partir dos anos 2000 que o drone caiu no gosto popular e se tornou um objeto recreativo e até mesmo um hobby entre as pessoas

Os drones recreativos costumam ser os aparelhos para iniciantes, que são mais acessíveis e contam com peças extras e acessórios. Geralmente, são mais robustos e aguentam pequenos acidentes. Já as opções mais caras desse aparelho podem ter funcionalidades extras, como navegação automática, GPS e câmeras. 

Comercial

Outro uso comum para o drone é o comercial, que tem como finalidade auxiliar em alguma atividade profissional, como filmagem e fotografia, por exemplo. Atualmente, os drones são muito utilizados por fotógrafos e equipes de filmagem para registrar cerimônias de casamento, paisagens, eventos corporativos, entre outras finalidades.

Os drones comerciais costumam ser mais equipados e tecnológicos. Eles ainda contam com câmeras de qualidade, GPS, estabilização avançada e outros recursos para auxiliar nas atividades comerciais.

Banner

Principais tipos de drone

Agora que você já sabe o que é um drone, venha conhecer os principais tipos do equipamento e suas características.

Multimotores

O modelo de drone multimotores é o mais comum no mercado. Ele é composto por diversos motores e suas lâminas de passo fixo são responsáveis por controlar o movimento. Os drones multimotores são usados principalmente para o mapeamento de área e para utilizações comerciais, como filmagem e fotografia.

Asa fixa

Esse outro modelo de drone se parece muito com uma aeronave em miniatura. O drone de asa fixa é o modelo que possui corpo central e asas nas laterais, sendo que sua principal característica é a velocidade. Por ser mais rápido, ele traz uma autonomia maior também.

Rotor único

Outro drone é o de rotor único, que apresenta apenas uma hélice e se parece muito com um helicóptero em miniatura. Esse equipamento possui uma maior estabilidade em comparação aos outros modelos.

Dica: Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Como escolher o drone ideal?

Com tantos modelos diferentes no mercado, fica difícil escolher o drone ideal, não é mesmo? Mas nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a escolher o modelo de drone certo para você. Veja a seguir o que deve ser avaliado antes da sua escolha.

Bateria

A bateria de um drone costuma ter duração de 5 a 30 minutos de voo após uma única carga. Já o tempo de carregamento costuma ser de uma hora ou mais, dependendo do modelo. Contudo, na maioria dos casos a bateria pode ser removida e substituída por outra quando a carga acaba. Portanto, se você procura uma boa autonomia, dê preferência para drones com baterias mais duráveis e removíveis.

Velocidade

Outra característica de um drone é a velocidade. No geral, os drones possuem capacidade de 10 m/s (36 km/h) a 40 m/s (140 km/h). Nesse caso, considere se há a necessidade de um drone bastante veloz e opte pela asa fixa, caso queira um veículo aéreo com alta velocidade.

Alcance

O alcance também deve ser considerado em sua escolha. Esse item é o que determina a distância que o drone pode ficar do controle. A diferença pode variar de 100 metros até 5 km, dependendo do modelo.

Altitude

Já a altitude é a altura que o drone consegue alcançar. As leis e normas brasileiras orientam que o equipamento não pode ultrapassar 120 metros. Em algumas regiões ou situações, a altura máxima permitida é de apenas 30 metros. Contudo, os drones são fabricados para alcançar altitudes de 500 metros até 2 mil metros

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Sensores anticolisão 

Outros itens interessantes em alguns drones são os sensores anticolisão, que são capazes de identificar objetos que podem colidir com o equipamento e informam ao controlador sobre o risco. Esse tipo de sensor possibilita aumentar a vida útil do aparelho, podendo evitar diversos acidentes.

Peso

Antes de comprar o seu drone você também precisa se atentar ao peso desse veículo aéreo não tripulado. Afinal de contas, você sabia que existe um limite de peso para os modelos que não são registrados? Explicaremos mais detalhes sobre isso a seguir. Nesse caso, saiba que a ANAC não exige autorização para drones com menos de 250g.

Câmera

Por fim, outro item que deve ser considerado ao adquirir seu drone é a câmera. Se o uso for profissional, com atividades de fotografia e filmagem de eventos ou projetos, é fundamental saber as características da câmera para garantir que o equipamento atenda a sua necessidade.

Supervisor de obra com drone

Principais regulamentações

O uso de drone é regulamentado no Brasil e segue algumas regras previstas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Veja a seguir as principais regulamentações:

  • Aeromodelos com peso máximo de decolagem de 250 gramas não precisam de autorização da ANAC (deve-se considerar o peso do equipamento, da bateria e de eventual carga);
  • Aeromodelos operados em linha de visada visual de até 400 pés acima do nível do solo precisam ser registrados na ANAC e o piloto remoto precisa ter licença e habilitação;
  • A distância-limite de terceiros para aeromodelos deve ser de no mínimo 30 metros horizontais;
  • O piloto remoto não pode operar mais do que um equipamento por vez.

Dica: PC Gamer: 4 dicas para montar o seu

Confira as avaliações da PROTESTE e faça a escolha certa

Nosso time de especialistas em tecnologia avalia e compara diversos tipos de equipamentos das principais marcas disponíveis no mercado para ajudar você na escolha da melhor opção. 

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve testes comparativos com vários produtos, de eletrônicos a itens alimentícios, com o objetivo de avaliar a qualidade das mercadorias que chegam até o consumidor. Torne-se um associado e tenha acesso aos estudos exclusivos desenvolvidos por nossa equipe composta por especialistas de diversas áreas.

Gostou de saber mais sobre as características do drone e como escolher o modelo ideal para você? Continue no ConectaJá para mais temas sobre tecnologia. Visite o MinhaSaúde e o SeuDireito para saber mais sobre saúde e bem-estar e direito do consumidor, respectivamente. 

Conheça o canal Reclame e envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é enviada da plataforma para a empresa e a resposta chega no próprio site. Nós ajudamos na solução do seu problema de consumo. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.