Crianças brasileiras acessam a internet cada vez mais cedo, aponta pesquisa

Crianças brasileiras acessam a internet cada vez mais cedo, aponta pesquisa

Esse número tem crescido rapidamente, já que em 2015, apenas 11% das crianças menores de 6 anos estavam online

Cada vez mais cedo, crianças brasileiras estão acessando a internet, com 24% delas fazendo isso pela primeira vez até os 6 anos, de acordo com a pesquisa TIC Kids realizada pelo Cetic.br. As informações são do portal Tilt, do UOL

Esse número tem crescido rapidamente, já que em 2015, apenas 11% das crianças menores de 6 anos estavam online. O estudo revelou que 95% das crianças e adolescentes brasileiros já acessaram a internet, com a maioria fazendo isso em casa (98%), seguido por casas de outras pessoas (85%) e escolas (44%).

Smartphones são os dispositivos principais para acessar a internet, com 97% das crianças usando-os, enquanto o uso de computadores tem diminuído. Smart TVs têm ganhado popularidade, com 70% das crianças usando-as para acessar a internet. 

O estudo também destacou que as atividades mais comuns na internet incluem pesquisas para trabalhos escolares (82%), pesquisas por curiosidade própria (66%), leitura de notícias (60%), uso de mapas (39%), busca por informações de saúde (35%), informações de emprego ou cursos (28%) e informações sobre a vizinhança (26%).

Quanto ao consumo de conteúdo, o streaming está em alta, com 88% ouvindo música online e 82% assistindo a filmes ou séries online em 2023. O YouTube é a plataforma favorita, com 88% dos entrevistados usando-a, seguida por WhatsApp (78%), Instagram (66%), TikTok (63%) e Facebook (41%). 

A pesquisa também revelou que a internet ajudou metade das crianças a lidar com problemas de saúde, e a maioria é cuidadosa com informações pessoais e a confiabilidade de sites e aplicativos que usam.