Consumidor gamer movimenta mercado e deve crescer ainda mais

Consumidor gamer movimenta mercado e deve crescer ainda mais

O Dia Internacional do Gamer é comemorado neste mês; conheça o que busca este consumidor

No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Internacional do Gamer. Diferentemente de outras datas comemorativas, esta data não tem uma história tão impactante ou um marco revolucionário atrelado.

O dia foi escolhido simplesmente porque, em 2008, um grupo de revistas espanholas especializadas em games decidiram que este seria um bom dia para destacar os videogames como algo importante na vida das pessoas e da sua importância na cultura pop.

Depois da iniciativa espanhola, outros países começaram a adotar a ideia e, hoje em dia, ela é considerada uma data internacional. A data está sendo incorporada pouco a pouco e, apesar de ainda não ter tanta visibilidade, já está gerando um impacto no mercado.

Grandes marcas de games, como Sony, Microsoft e Nintendo, costumam aproveitar o dia para anunciar promoções e ações ao público ao longo da semana final de agosto, usando a data para movimentar o mercado.

Mercado este que, vale ressaltar, segue crescendo mais e mais no Brasil. Segundo informações de um levantamento realizado pelo Newzoo, em 2023, os gamers gastaram US$ 93,5 bilhões. Esse valor corresponde a um crescimento de 2,6% em comparação ao ano anterior. E o aumento deve continuar. A expectativa é que este mercado alcance o valor de US$ 219 bilhões até o fim de 2024.

O que os gamers procuram?

Além de gerar muito dinheiro, o mercado gamer abrange uma série de possibilidades diferentes de produtos – de inúmeros jogos a diversas marcas de consoles.

Segundo o levantamento da Newzoo do ano passado, o principal foco desses consumidores são jogos para consoles, que representam 57% do valor total levantado pelo mercado em 2023, gerando US$ 53,1 bilhões nas vendas. Em linhas gerais, os consoles são máquinas desenvolvidas especificamente para os jogos, como, por exemplo, o Xbox, PlayStation, Nintendo Switch, entre outros.

Em segundo lugar, logo após os clássicos consoles, está a venda de jogos para PC, representando 43% das vendas com seus 40,4 bilhões de dólares gerados. Um dado importante de ressaltar é que, apesar de ficar em segundo lugar no quesito volume de vendas, foram os jogos de computadores que registraram maior alta em 2023, 3,9%, contra 1,7% dos consoles em relação ao ano anterior.

O perfil do consumidor gamer no Brasil

O perfil do consumidor gamer no é bem diverso (Imagem: Freepik)

O perfil do consumidor gamer

De acordo com dados da Pesquisa Game Brasil deste ano, ou PGB 2024, 73,9% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo digital — independente da frequência ou da plataforma. A proporção é 3,8% maior do que a do ano passado.

A pesquisa deste ano colocou em ênfase a diversidade do perfil consumidor de jogos no Brasil. Seguindo tendências dos últimos anos, o público feminino continua protagonista do mercado gamer. Mulheres representaram 50,9% dos jogadores deste ano.

Quanto à cor da pele, 11,2% dos gamers entrevistados se classificaram como negros, 41,2% pardos e 44,6% se identificaram como brancos.

Quando falamos em idade, muitas pessoas podem se surpreender. Ao contrário do que muitos acreditam, a idade média do consumidor gamer não está na faixa etária de adolescentes. A maior concentração de entrevistados está entre as faixas de 35 a 39 anos (16,9%) e 30 a 34 anos (16,2%). A escolaridade mais citada é ensino superior completo (40,2%), seguida do ensino médio completo (31,1%).

Plataformas mais populares

Mais uma vez, nesta pesquisa, os celulares se classificaram como a plataforma favorita para jogar entre o brasileiro médio. Ele é o preferido de 48,8% do público, seguido de computadores desktop ou notebook (22,6%) e consoles (21,7%). Os números vão de encontro com os dados de PGBs mais antigas, mostrando uma linearidade da preferência.

Se você também se enquadra no grupo majoritário do público que prefere usar o celular para jogar, não esqueça de conferir o teste exclusivo realizado pela PROTESTE, em que avaliamos os celulares gamers do mercado, para ver qual é a melhor opção para o consumidor.

Nós também testamos os melhores notebooks do mercado para jogar. Essas e outras reportagens e testes estão disponíveis no nosso aplicativo, na App Store e Play Store. Nele, você pode garantir sua assinatura para ter acesso ilimitado aos nossos testes, revistas e e-books.