Conheça os prós e contras dos principais aplicativos de videoconferência

Conheça os prós e contras dos principais aplicativos de videoconferência

As ferramentas mais usadas do mercado explodiram em número de usuários com a pandemia do coronavírus. Veja qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

As videoconferências vieram para ficar com a quarentena. Por conta do isolamento social, as pessoas em home office têm usado o recurso tanto para o trabalho quanto para o ensino à distância. Ou mesmo para um simples bate-papo em um grupo de amigos ou familiares. Mas sempre fica uma pergunta: quais aplicativos de videoconferência atendem minhas necessidades? 

Até poucos anos, reuniões por videoconferência eram praticamente sinônimo de Skype, o mais antigo dos aplicativos com essa finalidade. Atualmente, a gama de aplicativos de videoconferência é vasta. E a procura por eles disparou com a quarentena. O Microsoft Teams, por exemplo, precisou de apenas três meses para passar de 20 milhões para 44 milhões de usuários. 

Outro que cresceu de forma meteórica foi o Zoom Meeting, que de virtual desconhecido deu um salto para mais de 15 milhões de usuários e depois enfrentou problemas com segurança e privacidade. Tudo isso nos três meses desde o começo da quarentena. Recentemente, a empresa responsável pelo aplicativo anunciou sua versão 5.0 que, segundo a análise de um laboratório consultado pela PROTESTE, teve os problemas corrigidos.

A internet lenta prejudica suas reuniões? Descubra se a operadora está entregando o pacote de dados contratado!

Com a popularidade dos aplicativos de videoconferência, a DECO PROTESTE, em Portugal, analisou os seis programas que reúnem mais usuários. Todos eles rodam em ambientes Windows e Mac, no caso de computadores, e em Android e iOS, nos dispositivos móveis. Sempre que possível, na análise, a associação portuguesa optou por estudar a versão gratuita.

video conferencia
Veja a análise e escolha o aplicativo de videoconferência que melhor se encaixa nas suas necessidades:

Webex Meetings

Prós: a app possui uma versão gratuita e permite até 100 usuários neste tipo de plano. As reuniões podem durar até 24 horas e os participantes têm o recurso de compartilhar suas telas. A programa conta, também, com a função “raise your hand” (levante sua mão), quando a pessoa levanta a mão, indicando que quer falar, um ícone surge junto do seu nome.

Contras: no plano gratuito não é permitida a gravação e o posterior compartilhamento das reuniões.

GoTo Meeting

Prós: permite até 150 usuários simultâneos no plano Pro, sendo que a versão gratuita de experiência dura 14 dias. O acesso às reuniões pode ser feito pelo browser. E os participantes podem compartilhar sua telas e convidar usuários externos.

Contras: não permite o compartilhamento de arquivos ou a gravação de reuniões. E também não tem planos gratuitos.

Microsoft Teams

Prós: admite um total de 250 usuários ao mesmo tempo. Permite o compartilhamento de arquivos e da tela de cada participante. E também pode ser acessado via browser. É possível convidar participantes de fora para as reuniões, que podem ser gravadas e transcritas. O Teams também oferece o recurso de desfocar o fundo, para proteção da privacidade, faz a integração com o Outlook e dá a possibilidade de editar e ler documentos Word, Powerpoint e Excel no próprio app.

Contras: é preciso comprar, pelo menos, a versão Essentials do Office 365 Empresas. No entanto, muitas pessoas conseguem usar sem pagar como convidadas em reuniões criadas por empresas ou por escolas, em casos de aulas à distância.


Skype

Prós: é totalmente gratuito. Permite o acesso de 50 pessoas de forma simultânea e o compartilhamento de arquivos. Grava e transcreve as reuniões, que podem ser feitas pelo próprio browser. E permite o convite a pessoas de fora

Contras: não oferece a possibilidade de compartilhar aplicações e também não tem a função “raise your hand”.

Slack

Prós: prevê uma versão gratuita.

Contras: No plano grátis, permite apenas dois usuários, sendo 15 num plano pago. O compartilhamento de tela é possível apenas no plano pago. Segundo a DECO PROTESTE, a videoconferência não é a principal função deste app, que é mais usado para gestão de projetos e privilegia a comunicação escrita.

Zoom Meeting

Prós: tem plano gratuito, que possibilita 100 usuários simultâneos. É possível fazer o compartilhamento de telas e de aplicações. Além de convites a pessoas externas. Oferece diversos níveis de planos pagos, como: Basic, Pro, Business e Enterprise. E tem a função “raise your hand”.

Contras: no plano gratuito, cada reunião só pode durar até 40 minutos. Recentemente, passou por problemas de segurança, mas que já foram resolvidos.

Veja aqui a matéria original da DECO PROTESTE.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt