Conectar o smartphone à TV requer poucos cliques

Conectar o smartphone à TV requer poucos cliques

Veja essas dicas de como conectar o smartphone à TV mesmo que ela não seja uma smart TV e tire proveito dessa funcionalidade

Ver o conteúdo do smartphone numa telona grande pode ser bem interessante. E fazer isso, é bem simples. Veja essas dicas de como conectar o smartphone à TV com poucos cliques. As dicas valem para televisores comuns e smart TVs.

Mas antes de começar, saiba que a PROTESTE ajuda o consumidor a tomar a melhor decisão de compra. Associados têm acesso a um comparador exclusivo com todos os principais modelos de TV lançados no país. Não fique de fora dessa. Faça parte.

Como conectar o smartphone na TV sem cabo

A melhor forma de espelhar seu smartphone na TV sem cabo é usando a tecnologia Miracast. Essa funcionalidade está presente na maioria das smart TVs à venda no mercado. Nesse caso, você precisa olhar a ficha técnica do produto no site do fabricante para saber se a mesma oferece suporte para essa tecnologia.

Se o seu smartphone e a sua TV forem compatíveis com o Miracast, você verá o ícone de transmissão ativo dentro de aplicativos compatíveis, como o YouTube ou o Netflix, por exemplo. Se você encontrar o ícone de espelhamento, basta clicar e se sua TV aparecer na lista de aparelhos disponíveis, está tudo pronto.

Se você não encontrou o ícone de espelhamento de tela em seu smartphone, veja como fazer:

Em celulares Android, vá em Configuração do sistema> Tela> desça o menu e selecione “Espelhar tela”. Em alguns aparelhos essa opção pode ser encontrada no menu “Dispositivos conectados” selecionando “Preferências de conexão”

No iPhone pode ser necessário a instalação de algum aplicativo do fabricante da TV. Siga as instruções que irão aparecer na tela da sua Smart TV para fazer essa configuração usando o iOS.

Como conectar o iPhone na TV

A funcionalidade que permite conectar o iPhone em algumas TVs se chama AirPlay. Você pode espelhar a tela do iPhone, por exemplo, na Apple TV. Algumas smart TVs estão saindo de fábrica com o AirPlay ou ganhando suporte ao protocolo através de atualizações. Samsung, Sony e LG, por exemplo, estão entre elas. Veja quais são os aparelhos:

LG: OLED (2019), NanoCell série SM9X, NanoCell série SM8X, UHD série UM7X;
Samsung: QLED 4K Q6, Q7, Q8, Q9 (2018 e 2019), QLED 8K Q9 da Samsung (2019);
Sony: Z9G, A9G, X950G, X850G (modelos de 85, 75, 65 e 55″).

Tudo o que você precisa fazer é clicar em “Espelhar a tela”, se estiver usando o iOS 10 ou superior, através da central de controle.

Como conectar um smartphone Android na TV

Se você não tem uma Smart TV para usar o Miracast, pode usar um Chromecast, a Mi Box TV ou o Amazon Fire TV Stick, por exemplo. Esses acessórios se conectam à TV pelo cabo HDMI e funcionam com o smartphone quando ambos estão conectados na mesma rede Wi-Fi.

No caso do Chromecast, o aplicativo Home, do Google, disponível faz configuração completa tanto do acessório quanto do aparelho.

Como conectar seu smartphone na TV com cabo

Existem dois padrões de cabos que podem ser conectados em smartphones e TVs. O SlimPort tem entrada USB Mini e saída HDMI. Ou seja, basta conectar na porta USB do celular.

Já o padrão MHL é semelhante ao SlimPort, com entrada microUSB ou Mini HDMI e saída HDMI, porém, custa menos. O contra desse padrão em comparação com o SlimPort é a compatibilidade e a necessidade de alimentação energética, ou seja, seu celular precisa estar recebendo energia enquanto está conectado na TV.

Em ambas as opções, você ficará limitado a mostrar a tela do seu smartphone, aplicativos e arquivos que tem instalado e armazenados nele.

Como conectar o seu smartphone na TV: Prós e contras

No caso do Miracast e do AirPlay a qualidade do Wi-Fi implica diretamente. Logo, conexões lentas resultam em reproduções mais instáveis e de menor qualidade.

Já os cabos, SlimPort e MHL, oferecem mais velocidade e aguentam formatos melhores de áudio e vídeo, como 4K (8K em TVs compatíveis), som Surround 5.1 e 7.1 e DTS. As conexões que atendem ao formato Miracast reproduzem em Full HD na maioria dos casos (4K em acessórios e modelos selecionados), chegando a até 90 quadros por segundo, com áudio 5.1 em aparelhos compatíveis.

As dicas de como conectar o smartphone na TV são do CanalTech.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt