Como proteger meu Wi-Fi: 5 dicas para evitar invasores

Como proteger meu Wi-Fi: 5 dicas para evitar invasores

Problemas na sua conexão da rede Wi-Fi podem ser um sinal que invasores estão utilizando a rede; veja como se proteger

Problemas na conexão da sua rede Wi-Fi, como lentidão, podem ser um sinal de que pessoas não autorizadas estão utilizando a sua internet. Mas mesmo que esses problemas não estejam acontecendo na sua casa, é importante proteger seu Wi-Fi contra intrusos. Afinal, o compartilhamento de redes sem fio dá acesso a uma série de informações dos nossos dispositivos. Então como proteger meu Wi-Fi e evitar invasores sem ter o uso dessa conexão prejudicado? Confira nossas cinco dicas!

Os perigos de compartilhar sua senha de internet

É muito comum que as pessoas informem a senha do Wi-Fi para amigos, conhecidos e familiares, especialmente quando recebem visitas em casa. Mas você sabe quais os riscos de emprestar a sua internet?

Os problemas envolvem lentidão, falha no download de arquivos e até a possibilidade de responder judicialmente pelas ações de terceiros.

Antes de conhecer nossas dicas para proteger seu Wi-Fi, entenda melhor quais são esses riscos.

Manter seu Wi-Fi desprotegido é como se você tivesse uma rede pública em casa. Veja os riscos de acessar um Wi-Fi público.

Seus dados deixam de ser protegidos

A segurança é o primeiro item a ser colocado em risco quando você compartilha sua internet. Quem entra na sua rede tem acesso aos dispositivos que estão conectados a ela, como impressoras, por exemplo, e ainda pode alterar seus arquivos.

Como utilizamos cada vez mais nossos computadores e celulares para transações importantes, como pagamento de contas, aplicações financeiras e até solicitação de documentos, seus dados podem ficar muito expostos.

Queda na qualidade da conexão

Você está vendo um filme em uma plataforma de streaming e ele está demorando a carregar? Não consegue baixar arquivos importantes? Sua conexão está lenta até para acessar sites simples?

Antes de pensar que o problema está na qualidade da operadora, pense no número de pessoas que podem estar usando sua rede.

Quanto mais dispositivos estão conectados ao mesmo Wi-Fi, menor a velocidade e qualidade entregues para cada um. Além da lentidão, pode haver oscilação no sinal e o proprietário da rede ter muita dificuldade para usar a própria internet.

Responsabilidade jurídica pela rede

A internet oferece um universo de possibilidades: pesquisas sobre qualquer assunto, dicas e tutoriais, plataformas que permitem o contato com pessoas de todos os lugares.

Por outro lado, a web disponibiliza o acesso a muito conteúdo ilegal ou, no mínimo, de ética questionável. Notícias falsas, produção de artefatos proibidos, fraudes bancárias, comércio irregular de produtos e serviços e até pedofilia.

Se ficar constatado o uso da sua rede para fins ilícitos, o contratante da linha de internet é quem vai responder pela prática. Por isso, muito cuidado ao disponibilizar a sua rede para outras pessoas.

Você já conhece o Wi-Fi 6? Conheça a tecnologia e saiba os impactos da tecnologia para a conexão dos brasileiros.

5 dicas para evitar invasores e proteger seu Wi-Fi

Agora que você já conhece os perigos de compartilhar a senha do seu Wi-Fi com diversas pessoas, sem saber quais são suas intenções, confira as cinco dicas abaixo e veja como proteger seu sinal de internet sem fio.

  1.      Mude a senha do seu roteador

Se você está utilizando a senha original que veio no roteador de Wi-Fi ou, simplesmente, não usa qualquer senha, temos uma má notícia: certamente alguém está interceptando a sua internet!

O lado bom é que dá para mudar a senha de um jeito bem fácil. Assim que o técnico fizer a instalação do roteador e todos os testes para verificar que a rede está funcionando perfeitamente, siga os passos abaixo:

  • Acesse o navegador de internet do seu computador e digite 192.168.0.1 na barra de endereços. Você será direcionado para o painel de administração do roteador;
  • Faça login. Normalmente o usuário é “admin” e a senha “password”, mas é importante verificar esses dados junto à operadora;
  • Clique na opção de configurações, que pode estar nomeada como “Interface Setup” ou “Basic Settings”;
  • Clique em “Wireless” ou “Sem Fio”;
  • Altere o nome da rede em “WPS Settings” e em “WPA2-PSK” insira sua nova senha;
  • Clique em “Salvar”.

Confira com mais detalhes o passo a passo de como mudar a senha do Wi-Fi na sua casa a partir do computador ou do celular.

2.      Crie uma senha de alto grau de segurança

De nada adianta trocar a senha se ela for igual ao nome da rede ou tiver uma combinação muito simples. Criar uma senha complexa é fundamental para dificultar a vida de possíveis invasores.

Evite senhas como o nome do filho, da mãe ou de outro parente, datas de aniversário e endereços.

Use letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais. Uma boa dica é pensar em uma frase que só faça sentido para você e usar apenas a primeira letra de cada palavra para formar a senha.

Por exemplo: “Eu amo beber suco de maracujá” = Eabsdm.

Aproveite para trocar algumas letras por caracteres semelhantes. Eabsdm pode virar E@3sdm. Bem melhor que 123456, não é mesmo?

3.      Proteja a rede contra exibição para terceiros

Sabe quando você vai se conectar e aparece uma lista com o nome de redes disponíveis na área? Você pode garantir que a sua não seja exibida.

No painel do roteador, desative a opção SSID Broadcast. Essa dica é interessante porque muitos invasores utilizam programas para descriptografar senhas e acessarem a rede de outras pessoas.

Se a sua rede não aparece, não haverá nem tentativa de acesso não permitido.

4.      Mantenha o roteador atualizado

Em alguns casos, a falha na segurança pode ser resolvida com a atualização do roteador. Como os fabricantes fazem ajustes constantes nos mecanismos de proteção, isso ajuda a proteger sua rede.

A maioria dos dispositivos tem atualização automática. Se esse não é o caso, basta fazer a atualização no painel de administração do dispositivo e baixar o arquivo firmware se essa opção não estiver disponível no seu painel.

5.      Controle os dispositivos que podem acessar sua rede

Mesmo com uma senha segura e a desativação do SSID Broadcast, invasores com muito conhecimento de tecnologia ainda podem conseguir uma brecha de acesso à rede dos vizinhos.

Se você tem sentido certa lentidão na conexão ou oscilação do sinal, verifique quais dispositivos estão acessando sua internet e faça a gestão desses aparelhos.

Basta seguir este passo a passo:

  • Acesse o painel do roteador com seu login e senha;
  • Verifique os dispositivos que estão conectados na aba “Rede Wi-Fi”;
  • Digite o MAC dos dispositivos que você quer bloquear, acessando as configurações.

Você vai encontrar esse dado na pasta de rede local do seu computador.

Mudou a senha, seguiu todos os procedimentos de segurança e a internet ainda está lenta? Agora, então, vale a pena checar se o problema não está na qualidade da sua operadora.

E talvez seja a hora de mudar seu plano. Aproveite e confira pacotes de internet banda larga disponíveis na sua cidade.

Conheça também a Proteste e entenda como ajudamos os consumidores de todo o Brasil.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt