Saiba como funciona o Google Earth

Saiba como funciona o Google Earth

Saiba como funciona o Google Earth, quais são as principais funcionalidades e como usar o programa pela web, desktop e dispositivo móvel.

Imagine conhecer o mundo inteiro sem sair de casa? Ver belezas naturais, pontos turísticos, cidades históricas e os destinos de viagem mais procurados do mundo pela tela do computador ou celular? Essa é a proposta do Google Earth, programa que permite viajar o mundo todo através de imagens capturadas por satélite. 

O Google Earth é um software que permite passear de forma virtual pelo mundo todo. Ele é voltado principalmente para entretenimento e educação, mas também pode ser útil para planejar uma viagem ou encontrar lugares. 

Banner canal Reclame

Neste artigo, a PROTESTE explicará como funciona o Google Earth, como ele pode ser utilizado em diferentes dispositivos e quais são as principais funcionalidades deste programa. Confira!

O que é Google Earth?

O Google Earth é um programa de mapas em três dimensões, que permite passear virtualmente pelo mundo todo, conhecer lugares, visualizar ruas, obter informações históricas, entender detalhes geográficos e até ver o Sistema Solar. 

Ele é gratuito e está disponível para computador com Windows, Linux e Mac, assim como dispositivos móveis com Android e iOS. 

Google Earth Pro

O Google Earth Pro é uma versão exclusiva para usuários que precisam de recursos avançados. Assim como a versão principal, a modalidade Pro também é gratuita e pode ser acessada por qualquer pessoa, mas está disponível apenas para computador

Trata-se de um software que deve ser baixado no computador para que o usuário possa usá-lo, diferente da versão web que pode ser acessada sem o download do programa.

As principais diferenças entre o Google Earth e a versão Pro são alguns recursos adicionais, como a possibilidade de importar e exportar dados de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de voltar no tempo através de imagens históricas. 

Dica: O que é stalkear? Confira algumas dicas de segurança

Como funciona?

À primeira vista, o Google Earth pode até parecer complexo, mas trata-se de um programa muito fácil de usar. O seu funcionamento é bem simples, o usuário digita na barra de pesquisa por determinada localidade, como uma rua, um bairro, uma cidade, um ponto turístico ou qualquer outra referência, e o mapa mostra o resultado de acordo com a busca.

O usuário também pode navegar pelo mapa sem colocar nenhuma localização específica para visualizar o que quiser, como o oceano, as montanhas, cidades, países, ilhas, o Sistema Solar e muito mais.

O programa ainda pode ser usado em conjunto com outras ferramentas do Google, como o Google Maps, que cria rotas e dá informações em tempo real sobre o trânsito, assim como o Street View, um recurso do Google que permite andar pelas ruas do mapa.

Pelo Google Earth você também pode compartilhar localidades, personalizar a sua busca, adicionar fotos e vídeos em determinada região, usar diferentes ferramentas de desenho de mapas, entre outras funcionalidades.

Mesmo sendo um programa intuitivo e fácil de usar, algumas pessoas podem ter mais dificuldade em utilizar todos os recursos oferecidos pelo Google Earth e outras ferramentas como o Google Maps. Por isso, é sempre recomendado estar atualizado, a partir da leitura de artigos como este.

A PROTESTE criou a Escola do Consumo e desenvolveu o curso Tecnologia na Palma da Mão: -60+, com aulas sobre tecnologia e segurança digital. 

Nossos explicam como você pode melhorar a sua comunicação pelas redes sociais, chats e videoconferências, filtrar informações de acordo com o seu interesse e os cuidados com as fake news, e também cuidar melhor dos seus dados ao navegar pela internet, fazer compras online e usar aplicativos.

Banner

Como usar o Google Earth?

três formas diferentes de utilizar o Google Earth, sendo elas: por um navegador de internet, dispositivo móvel ou computador. A seguir, explicaremos como você pode usar a ferramenta a partir dessas modalidades:

Web

Por um navegador de internet você pode acessar o Google Earth e usar esse programa sem precisar baixá-lo, como o Google Chrome

Após carregar o programa, à sua esquerda você verá um menu lateral com as principais funcionalidades do Google Earth, incluindo pesquisa por localidade, modo viajante, modo estou com sorte, projetos, estilos de mapa e o recurso de medir distância e área. 

À direita do mapa, no canto inferior, você encontra as demais funcionalidades do programa, incluindo o zoom, o recurso 3D, o Street View, entre outros. E na parte inferior da tela, estão todas as informações sobre a localidade visualizada no mapa, incluindo as coordenadas, a distância entre você e o ponto observado e o endereço completo. 

Dispositivo móvel

Para usar o Google Earth no seu celular é preciso procurar pelo aplicativo na loja de apps do seu aparelho e baixá-lo. Com ele aberto, no centro da tela você confere as imagens de satélite, na parte superior encontra os recursos desse programa, incluindo o botão de pesquisa de localidade, e na parte inferior à direita estão localizados alguns recursos como o Street View. 

Usar o app é bem simples, todas as ferramentas são bem intuitivas. Para aproximar ou afastar a imagem observada, basta utilizar o recurso de zoom na tela do seu celular, aproximando ou afastando os dedos. E se quiser pesquisar por um local em específico, use o ícone de lupa para digitar o endereço ou as coordenadas. 

Desktop

O Google Earth também pode ser usado no computador através do software, que precisa ser baixado no desktop. Essa é a versão Google Earth Pro, que conta com funcionalidades avançadas para usuários que precisam de mais recursos.

O primeiro passo é baixar o programa no site do Google Earth e concluir a instalação. Com ele aberto, à direita você poderá ver algumas imagens de satélite e à esquerda há um menu com ferramentas nas laterais e na parte superior.

A partir da ferramenta de busca, você pode digitar o nome de um local ou as coordenadas para encontrar no mapa. Também é possível obter rotas e informações sobre a localidade pesquisada. 

No geral, o Google Earth Pro é um pouco mais complexo de usar do que as outras versões. Mas o software é bastante intuitivo e há orientações ao abrir o programa pela primeira vez.

Dica: Tudo sobre o Google Notícias

Funcionalidades do Google Earth

O Google Earth é mais que um programa para visitar locais de forma virtual, ele também inclui funcionalidades muito interessantes que podem ser exploradas pelos usuários. Veja a seguir algumas:

Previsão do tempo e detalhes geográficos

Algo bem legal do Google Earth é que você pode ter informações sobre previsão do tempo, temperatura e outras condições meteorológicas ao ativar esses recursos. A ferramenta também reproduz texturas de florestas e outros elementos da natureza, para oferecer uma experiência ainda mais completa para o usuário.

Informações históricas

Outra funcionalidade desse programa é que ele oferece informações históricas de determinados lugares. Isso é possível porque o Google Earth possui uma parceria com o Wikipédia, que dá resumos sobre alguns locais, pontos turísticos e acontecimentos.

Imagens do oceano e do Sistema Solar

Você também pode explorar a funcionalidade de visualizar o oceano e o Sistema Solar. São recursos bem interessantes para aqueles que adoram explorar o planeta.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Google Earth Educação

O Google Earth Educação é um projeto do Google que concilia esse programa a recursos voltados para a educação. Uma das utilidades é justamente oferecer informações históricas, detalhes geográficos e conhecimento para os usuários, que podem ter idades diferentes.

Por isso, o projeto que tem como base o Google Earth na educação visa ensinar as pessoas, de todas as idades, sobre acontecimentos ao longo da história, sobre geografia e até astronomia. No entanto, qualquer um pode usar essa ferramenta para objetivos educacionais

Google Earth Solidário

O Google Earth Solidário conecta pessoas do mundo com o objetivo de promover mudanças positivas para o planeta e para as pessoas por meio das ferramentas geográficas

Com essa contribuição solidária, é possível mapear rua por rua, monitorar florestas e áreas preservadas, acompanhar o crescimento das cidades, fazer parte de organizações e ajudar com mudanças importantes.

Dica: Outlook: saiba tudo sobre o webmail e seus serviços gratuitos

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você 

O Google Earth pode ser usado como entretenimento, mas também é um forte aliado da educação e de projetos sociais e ambientais. Disponível para diferentes dispositivos, como celular, tablet e computador, de forma gratuita e fácil, o programa pode ser acessado por qualquer pessoa.

Agora que você já sabe tudo sobre o Google Earth, nós convidamos você a se manter informado com a PROTESTE por meio do ConectaJá, que reúne as principais notícias e informações sobre tecnologia.

Nos blogs MinhaSaúde e SeuDireito, você ainda pode acompanhar as novidades sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente. 

Conheça os testes comparativos feitos pelos especialistas PROTESTE, com os principais produtos e serviços do mercado. As avaliações comparam as principais marcas disponíveis nas gôndolas para ajudar você na escolha do melhor item, de acordo com o custo-benefício.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, criou um canal para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço: o Reclame. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa em busca de uma solução para seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.