Como cuidar de peixe de aquário com ajuda da tecnologia?

Como cuidar de peixe de aquário com ajuda da tecnologia?

Saiba quais são os cuidados que você precisa ter na hora de criar um peixe de aquário e conheça um aplicativo que vai te ajudar nessa missão!

Na hora de escolher um pet, muita gente acaba decidindo ter um peixe de aquário devido à facilidade de cuidar e ao baixo custo de manutenção. Só que esses dois benefícios podem ser um grande mito, porque a verdade é que esse tipo de animal precisa de cuidados bem específicos.

Você deve lembrar, por exemplo, que na mesma medida que é fácil adquirir um peixe e um aquário, também é fácil ver o bichinho morrer de repente. Nessas horas, o caminho não é sair correndo para comprar outro, mas sim entender o que pode ter acontecido com o peixe. Muitas vezes, a causa da morte é a falta de cuidados adequados com o animal.

Banner canal Reclame

Quer saber mais sobre o assunto e aprender a cuidar de um peixe de aquário? Então, você chegou ao lugar certo. Além de mostrar quais são os principais cuidados com esse tipo de animal, vamos dar dicas para montar um aquário e para escolher a espécie adequada de peixe. E tem mais: você vai aprender como usar a tecnologia a seu favor na hora de cuidar dos bichinhos.

Continue a leitura! 

Qual é a importância dos cuidados com os peixes e o aquário?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que um aquário com um peixe dentro não é um objeto de decoração. Na verdade, estamos falando da vida de um animal que, como qualquer outra, requer cuidados específicos.

Ter um aquário adequado é um dos passos mais importantes para proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos peixes domésticos. É por isso que é tão importante conhecer os cuidados que você precisa dedicar a isso. Fatores como temperatura da água, iluminação e tamanho podem influenciar na vida do animal.

Dica: O que você precisa saber sobre as permissões de aplicativos?

Quais são os principais cuidados que os peixes de aquário precisam?

Para manter seu peixe saudável e com qualidade de vida, é fundamental que você conheça quais são os principais cuidados que os peixes de aquário precisam. Não fique preocupado com o trabalho, porque estamos falando de aspectos bem simples que devem ser observados de maneira constante.

Temperatura da água

Uma água quente ou fria demais pode ser um dos motivos que prejudicam a vida do seu peixe. Por isso, é fundamental que você mantenha a temperatura do aquário sempre estável, sem oscilações bruscas, para que seu pet não sofra com variações térmicas.

A temperatura ideal varia de acordo com a espécie do peixe. No geral, fica entre 21º e 25º C, mas é fundamental pesquisar sobre essa característica antes de adquirir seu peixe.

Qualidade da água

Assim como nós precisamos de água potável e filtrada para viver, para que um peixe de aquário viva bem e saudável, a qualidade da água também precisa ser boa. A principal característica que precisa ser avaliada é o nível de PH.

A água mineral, por exemplo, conta um nível de PH elevado, o que não é recomendado para os peixes. É por isso que o indicado é encher o aquário com água de torneira. Mas, atenção: a água da torneira possui um alto índice de cloro e, por isso, é aconselhado utilizar um condicionador anti-cloro ou deixar a água descansar no aquário por dois dias, antes de você colocar seu peixe lá. Nesse tempo, o cloro evapora e a água fica em condições ideais para ele.

Além disso, é fundamental que você tenha um filtro para seu aquário, que seja composto por manta acrílica, carvão ativado e anéis de cerâmica. Isso vai garantir com que a água permaneça sempre na qualidade ideal para o seu peixe.

Dica: Saiba como escolher e instalar o ar-condicionado

Alimentação

Além de ser mantido em uma água limpa e com temperatura adequada, para ter saúde e qualidade de vida de um peixe de aquário também precisa receber alimentação adequada — e, já adiantamos que peixes devem comer apenas ração, nunca outro tipo de alimento. E, assim como a temperatura, o tipo de ração que você deve utilizar para alimentar o seu peixe também vai variar conforme a espécie.

É preciso levar em conta que, quando falamos de ração para peixes, existem três tipos: de superfície, de meio e de fundo. A diferença entre eles é o quanto a ração vai afundar na água do aquário e é por isso que a melhor escolha vai depender da espécie do peixe. Vale ressaltar que também existem diferentes formatos, como ração em flocos e ração granulada, por exemplo.

Manutenção do aquário

A manutenção do aquário é outro fator extremamente importante quando falamos de cuidados com os peixes. É fundamental, por exemplo, manter o aquário limpo, mas jamais lave o objeto. O caminho é efetuar trocas parciais de água três ou quatro vezes por mês. Isso significa que, de tempos em tempos, você deve retirar parte da água do aquário e adicionar a mesma quantidade de água limpa, após feito o tratamento anti-cloro.

Além disso, o filtro utilizado também deve passar por manutenção, conforme orientações do fabricante. Os vidros do aquário também podem ser limpos e, neste caso, o ideal é usar um limpador magnético por dentro e um pano úmido por fora. Assim, você vai conseguir manter o aquário limpo, sem precisar trocar a água e tirar os peixes de lá.

Iluminação

A iluminação do aquário é outro fator que influencia diretamente na saúde e no bem-estar do peixe e, por isso, requer cuidados. Por mais que um aquário muito iluminado seja bonito aos olhos de quem vê, o ideal é utilizar baixa iluminação, de 0,5 W por litro de água. Determinadas espécies de peixes podem requerer uma potência maior, de 1 W por litro. Além disso, o recomendado é utilizar lâmpadas fluorescentes compactas.

Guia do consumidor

Cuidado com a escolha adequada das espécies de peixes

Como você pôde ver até aqui, a espécie de peixe escolhida vai influenciar diretamente os cuidados que você vai precisar ter no dia a dia. Por isso, é fundamental levar essas particularidades em conta na hora de escolhê-la.

Algumas espécies, por exemplo, são mais agressivas e territorialistas, e têm dificuldade de conviver com outros peixes. Além disso, outro fator relevante que precisa ser observado é a exigência de condições específicas de algumas espécies, especialmente no que diz respeito à temperatura e iluminação.

Nunca esqueça de levar em consideração também o tamanho do seu aquário. Muitas pessoas acabam superpopulando o objeto, mantendo dentro dele mais peixes do que deveria. Para ter uma relação pacífica e harmoniosa, além das espécies serem compatíveis, os peixes também precisam ter espaço para circular dentro do aquário.

Como montar um aquário?

Se você decidiu que quer montar um aquário e ter peixes em casa, saiba que é necessário levar em conta alguns fatores importantes. Você vai precisar, por exemplo, escolher um objeto do tamanho adequado para os peixes que você quer criar e garantir que o móvel sobre o qual o aquário será colocado é adequado para isso — ele precisa suportar o peso e ser resistente à umidade, por exemplo.

Além disso, você também vai precisar escolher o substrato a ser adicionado no aquário (geralmente é uma areia específica para esse objetivo), a iluminação adequada para ele e os equipamentos de filtragem e aquecimento da água. O mais importante é ter em mente que todas essas características precisam ser definidas com base na espécie do seu peixe.

Dica: Compras online: direitos do consumidor e dicas de segurança

Como a tecnologia pode ajudar no cuidado com os peixes?

Apesar da montagem e manutenção de um aquário ser manual, a tecnologia pode ajudar no cuidado com os peixes. Hoje em dia, existem aplicativos que podem auxiliar nesse trabalho e facilitar a sua vida na hora de garantir que seu aquário está em condições adequadas para seus peixes.

O Aquarimate, por exemplo, é um software que ajuda a gerenciar seus aquários. Como? Oferecendo funcionalidades que vão auxiliar na hora de analisar os parâmetros do seu aquário, lembrar e instruir a fazer as atividades de manutenção, como troca de água e alimentação para os peixes, e orientar em relação às características de cada espécie de peixe.

O Aquarimate, que possui um aplicativo para smartphones Android e iOS, permite que você tire e armazene fotos dos seus animais, para que possa acompanhar, visualmente, a saúde e o crescimento deles. Além disso, o software facilita o gerenciamento das suas despesas, acompanhando seus gastos detalhados e organizados pelas categorias que você achar pertinente.

Torne seu dia a dia mais prático com a PROTESTE

Com um software que ajuda com todas essas tarefas, criar um peixe de aquário ficou muito mais fácil, não é mesmo? A verdade é que a tecnologia facilita nossa vida em vários aspectos e o que precisamos fazer é nos informar bastante para tirar o melhor proveito dela.

Nesse sentido, recomendamos que você faça parte do canal exclusivo da PROTESTE no Telegram ou baixe o nosso aplicativo. Assim, você vai receber dicas em primeira mão, não só relacionadas à tecnologia, como também referentes aos seus direitos como consumidor, saúde e bem-estar.

A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina, não possui fins lucrativos e visa auxiliar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. Para cumprir sua missão, além das informações exclusivas compartilhadas nos nossos canais, a associação oferece serviços como o Reclame (canal de envio de reclamações diretamente para as empresas) e testes comparativos.

Além disso, consumidores associados à PROTESTE têm acesso a um serviço exclusivo de orientação em caso de problemas com empresas dos mais diversos segmentos. Clique aqui e se associe agora mesmo.