Como atualizar a Smart TV? Dicas para melhorar o desempenho
É possível prolongar o tempo de vida dos aplicativos, sem precisar comprar uma nova televisão; saiba como
As Smart TVs são dispositivos sofisticados, capazes de oferecer uma experiência de entretenimento diversificada, conectando-se à internet e permitindo o uso de aplicativos, streaming e até comandos de voz. Contudo, como qualquer outro aparelho eletrônico, elas precisam de atualizações regulares para otimizar o desempenho e garantir a segurança. Por isso, é fundamental saber como atualizar a Smart TV de forma eficaz.
Dessa maneira, veja dicas para prolongar o tempo de vida dos aplicativos, sem precisar comprar uma nova TV.
Índice:
Como atualizar a Smart TV?
Em quase todos os modelos de Smart TVs, o caminho para as atualizações de software pode ser encontrado no menu de configurações. Geralmente, basta seguir este passo a passo:
- Menu principal → Configurações → Sobre ou Informações do Sistema.
- Procure por uma opção que diga Atualizações de Software ou Atualização do Sistema.
- Se a opção não for visível imediatamente, ela pode estar dentro de um submenu como Suporte ou Sistema.
Também é possível atualizar via USB. Em um computador, entre no site do fabricante do aparelho, escolha o modelo da TV, faça o download da atualização do sistema operacional e grave em um pen drive. Depois disso, acesse o menu de atualização da TV e escolha a opção por USB. Coloque o pen drive com o arquivo e a atualize.
O que fazer para atualizar a Smart TV antiga?
Se o aparelho for mais antigo e as atualizações sugeridas não forem suficientes para fazer voltar a Netflix ou o YouTube, há opções mais baratas para atualizar a Smart TV, em vez de comprar uma nova.
- Se você já tem um videogame em casa, esse é o caminho mais em conta. Qualquer videogame possui muitos aplicativos que vão recuperar a função smart de sua TV. Instale nele YouTube, Netflix, Amazon Prime e os aplicativos que quiser. Depois, é só ligar o videogame como se fosse jogar, mas, em vez de acessar um game, abra, por exemplo, a Netflix e assista a um filme.
- Caso não tenha um videogame, a segunda opção mais barata é o Chromecast, do Google. Ele pode ser encontrado por cerca de R$ 200 nas principais lojas online. Com ele, é possível transmitir as imagens de seu celular, tablet ou navegador Chrome diretamente para a tela da TV. Basta ter uma rede Wi-FI e uma TV com entrada HDMI para torná-la smart usando o Chromecast.
- Outra opção mais em conta do que comprar uma nova TV – porém bem mais cara do que o Chromecast! – é a Apple TV. Esse dispositivo também fará com que sua TV volte a ser smart. Mas atenção, investir nesse dispositivo só é indicado se a sua smart antiga for grande e cara. Por exemplo, se ela tem 70 polegadas e sua imagem é boa.
Quando Comprar uma TV Nova?
A decisão de quando comprar uma TV nova pode envolver vários fatores, desde o momento em que a tecnologia se torna obsoleta até as promoções sazonais que oferecem preços mais atrativos. Mas os principais motivos são:
Quando a Tv antiga apresentar problemas: O momento mais óbvio para trocar a TV é quando o aparelho apresenta falhas frequentes que você não consegue corrigir facilmente.
Problemas como tela quebrada, problemas com som ou imagem, falhas na conexão com a internet ou incapacidade de atualizar o sistema operacional podem indicar que a TV está perto do fim de sua vida útil. Se o custo do conserto for elevado ou o modelo já estiver desatualizado, pode ser mais vantajoso investir em uma TV nova.
Evolução tecnológica: A tecnologia das TVs está em constante evolução, com novas inovações sendo lançadas quase todo ano. Modelos mais recentes oferecem uma qualidade de imagem superior, como as TVs com resolução 4K, OLED, QLED e mini-LED.
Além de recursos como HDR (High Dynamic Range), Dolby Vision, Dolby Atmos, e taxa de atualização mais alta (ideal para quem gosta de videogames).
Quando sentir que está perdendo qualidade de imagem ou recursos avançados, talvez seja hora de investir em uma nova TV.
Além disso, muitas TVs novas vêm com sistemas operacionais mais rápidos e eficientes. Como mais opções de aplicativos e integração com assistentes de voz como Alexa e Google Assistant. O que proporciona uma experiência mais fluida e prática.
Mantenha-se informado com a PROTESTE
Antes de comprar uma Smart TV, é importante entender que o tamanho da tela e a sua resolução podem fazer a diferença na hora de assistir, além de aspectos técnicos relacionados à qualidade do áudio, conectividade, sistema operacional e como esses recursos estão integrados com outros aparelhos, como celulares ou assistentes de voz, por exemplo.
Levar esse tipo de informação para consumidores tomarem melhores decisões de compra é um dos objetivos da PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina. Por meio dos blogs ConectaJá, Minha Saúde e Seu Direito, você acessa artigos informativos sobre tecnologia, saúde e bem-estar e direitos do consumidor.
E para defendê-los, você pode contar com a plataforma Reclame, criada para ser um canal dedicado a receber queixas de clientes contra empresas.
Quem contratou um serviço ou comprou um produto e quer fazer uma reclamação sobre essa relação de consumo pode registrar na plataforma para receber respostas das empresas e ainda contar com o acompanhamento de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Ligue para 4020-7747.