Saiba como apagar o seu histórico de buscas no Google

Saiba como apagar o seu histórico de buscas no Google

O procedimento é rápido e fácil. E você minimiza o impacto da atividade de anunciantes que se baseiam nas suas pesquisas

O Google não é apenas um grande mecanismo de buscas de informações que você precisa. Muitos não sabem é que praticamente tudo o que pesquisamos na ferramenta fica registrado. Mas isso não significa que você não possa apagar o histórico de buscas no Google. E aqui você vai ver como fazer isso.

Vale lembrar que a proteção de dados é uma das causas da PROTESTE. Nesse contexto, temos uma parceria com o Google para prover o consumidor com informações sobre como proteger seus dados na internet. E ajudamos profissionais a adequar suas empresas à Lei Geral de Proteção de Dados por meio do Save the Data – curso online ministrado por especialistas no tema. Conheça. 

Mas vamos ao histórico de buscas. O procedimento é muito fácil, uma vez que esse histórico fica gravado em uma página chamada “Minha Atividade”, que é acessível a todos os usuários.

Para acessar essa página via desktop, você pode clicar neste link. Já no smartphone, o caminho para acessá-la pelo app do Google é clicar em “Configurações”, depois em “Contas e Privacidade” e finalmente em “Minha Atividade”.

Como apagar o histórico de buscas no Google

Passo 1
Entre na página “Minha atividade” e clique na opção “excluir atividade por”, que fica no canto esquerdo da tela.

Passo 2 
Você tem a opção de apagar o histórico de buscas no Google “por data” ou “por tópico ou produto”. Nesse segundo caso, você irá impedir que o Google permita que determinados anúncios com base no que você andou pesquisando apareçam para você.

Passo 3
Se você selecionar a opção “por produto”, basta aguardar a tela seguinte e selecionar quais produtos deseja excluir, assim como a data.

Passo 4
Feito isso, basta clicar em “Excluir” e confirmar com OK. Depois, clique novamente em “excluir” e seu histórico estará limpo.

+Leia também:
– Empresas precisam se adequar à Lei de Proteção de Dados
– Proteção de Dados: conheça as atribuições do novo órgão
– Proteção de dados: saiba quais são os seus direitos

Por que as buscas ficam registradas?

As buscas ficam registradas, especialmente, porque a maioria das pessoas faz isso por meio de smartphones com Android, que é o sistema operacional do Google. Ou em desktops por meio de browsers já conectados no universo da plataforma, por conta de acesso ao Gmail, por exemplo.

Cada dado que você deixa em suas pesquisas no Google é valioso para a empresa. Já reparou que você sempre acaba impactado por publicidades dos produtos que busca? Além disso, a enorme quantidade de buscas acaba gerando dados sobre a popularidade de diversos assuntos.

Tecla com cadeado de segurança de dados