CNH digital: 10 milhões de motoristas trocarão a carteira
Conheça nova tecnologia desenvolvida pelo Serpro que vai permitir ao cidadão gerar a CNH de forma remota, sem precisar comparecer ao Detran
A diretora-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Glória Guimarães, fez uma projeção de que o Brasil terá, até março de 2019, 10 milhões de carteiras de motoristas (CNHs) digitais. Os dados foram apresentados pela executiva numa palestra recente em São Paulo, durante o Mobi-ID, seminário sobre identificação e autenticação digitais.
A previsão contempla quase metade do total de 24 milhões de condutores habilitados com o novo modelo de carteira física, que contém um QR code no verso.
Atualmente, apenas 500 mil motoristas possuem a CNH digital. De acordo com Glória Guimarães, o Serpro vem aperfeiçoando a tecnologia por trás do documento. Assim, o salto para os 10 milhões previstos para março de 2019 deverá acontecer devido à possibilidade de o cidadão gerar a carteira digital de forma remota, sem a necessidade de comparecer a um posto do Detran.
A CNH digital fica dentro de um app para smartphone. Ela inclui um QR code, que pode ser lido pelo aparelho do guarda de trânsito, e substitui a carteira de motorista física.
Emissão da CNH Digital
Quem quiser ter acesso ao aplicativo precisa de uma CNH física com QR Code. Desde maio do ano passado, os documentos são emitidos com o código de segurança.
Confira os passos para baixar a CNH-e para quem possui certificado digital:
- Baixar o aplicativo CNH Digital
- Cadastrar no Portal de Serviços do Denatran
- Validar os dados presencialmente no Detran em que a carteira de papel foi emitida
- Requerer o código de ativação da CNH Digital, que vai chegar por e-mail
- Acessar o aplicativo para registrar o código de ativação
- Criar a senha de quatro números
De acordo com Glória Guimarães, a digitalização de documentos é uma forma eficaz de aumentar a segurança do cidadão, pois dá menos margem a fraudes. Segundo a executiva, antes do projeto, somente em São Paulo cerca de 300 mil CNHs eram fraudadas por mês.
Multa para quem dirige sem habilitação
A legislação de trânsito exige que os condutores portem a carteira de motorista – analógica ou digital – sempre que estiverem dirigindo. Portanto, a multa para quem for flagrado sem o documento é de R$ 88,38. Além disso, o veículo é retido até que se apresente a CNH. A infração é classificada como leve e soma três pontos na carteira.