CNH digital: 10 milhões de motoristas trocarão a carteira

CNH digital: 10 milhões de motoristas trocarão a carteira

Conheça nova tecnologia desenvolvida pelo Serpro que vai permitir ao cidadão gerar a CNH de forma remota, sem precisar comparecer ao Detran

A diretora-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Glória Guimarães, fez uma projeção de que o Brasil terá, até março de 2019, 10 milhões de carteiras de motoristas (CNHs) digitais. Os dados foram apresentados pela executiva numa palestra recente em São Paulo, durante o Mobi-ID, seminário sobre identificação e autenticação digitais.

A previsão contempla quase metade do total de 24 milhões de condutores habilitados com o novo modelo de carteira física, que contém um QR code no verso.

Atualmente, apenas 500 mil motoristas possuem a CNH digital. De acordo com Glória Guimarães, o Serpro vem aperfeiçoando a tecnologia por trás do documento. Assim, o salto para os 10 milhões previstos para março de 2019 deverá acontecer devido à possibilidade de o cidadão gerar a carteira digital de forma remota, sem a necessidade de comparecer a um posto do Detran.

A CNH digital fica dentro de um app para smartphone. Ela inclui um QR code, que pode ser lido pelo aparelho do guarda de trânsito, e substitui a carteira de motorista física.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13

Emissão da CNH Digital

Quem quiser ter acesso ao aplicativo precisa de uma CNH física com QR Code. Desde maio do ano passado, os documentos são emitidos com o código de segurança.

Confira os passos para baixar a CNH-e para quem possui certificado digital:

  • Baixar o aplicativo CNH Digital
  • Cadastrar no Portal de Serviços do Denatran
  • Validar os dados presencialmente no Detran em que a carteira de papel foi emitida
  • Requerer o código de ativação da CNH Digital, que vai chegar por e-mail
  • Acessar o aplicativo para registrar o código de ativação
  • Criar a senha de quatro números

De acordo com Glória Guimarães, a digitalização de documentos é uma forma eficaz de aumentar a segurança do cidadão, pois dá menos margem a fraudes. Segundo a executiva, antes do projeto, somente em São Paulo cerca de 300 mil CNHs eram fraudadas por mês.

Multa para quem dirige sem habilitação

A legislação de trânsito exige que os condutores portem a carteira de motorista – analógica ou digital – sempre que estiverem dirigindo. Portanto, a multa para quem for flagrado sem o documento é de R$ 88,38. Além disso, o veículo é retido até que se apresente a CNH. A infração é classificada como leve e soma três pontos na carteira.