TIM planeja transformar três cidades em smart cities

TIM planeja transformar três cidades em smart cities

Com tecnologias de Internet das Coisas, serão implementadas soluções para segurança, rastreamento de veículos e iluminação

Dois municípios de Minas Gerais e um do Rio de Janeiro serão alvos de um projeto-piloto da TIM e da Ericsson. Numa parceria dessas empresas com as startups Pixel, Das Coisas, Fractum e Laager Inovações, a iniciativa irá transformar Santa Rita do Sapucaí (MG), Caxambu (MG) e Piraí (RJ) em cidades digitais, por meio da Internet das Coisas (IoT)

A iniciativa é do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e foi habilitada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cidades digitais

A execução do projeto terá início em Santa Rita do Sapucaí (MG). Posteriormente, ele deverá ser replicado em Caxambu e Piraí, que também serão transformadas em cidades digitais. Por meio de tecnologias de IoT serão implementadas soluções inteligentes para segurança, rastreamento de veículos e iluminação.

Segundo matéria do Tecnoblog, inicialmente, os postes de luz serão conectados em rede, numa cobertura de parte do município. Dessa forma, será possível habilitar os serviços inteligentes de iluminação e câmeras de segurança. Com a implementação dessas tecnologias, abre-se possibilidades para, no futuro, outras soluções serem implementadas, como identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras.

A cidade de Santa Rita do Sapucaí, por exemplo, já conta com uma rede NB-IoT (narrowband IoT) da TIM. Ela opera com tecnologia 4G, na frequência de 700 MHz. Recentemente, a operadora realizou testes de larga distância com a tecnologia no município de Goianésia, em Goiás. E, assim, estabeleceu comunicação com um dispositivo a 100 km de distância da estação rádio-base.

Aplicações da tecnologia

A tecnologia NB-IoT, por ter um alcance maior, é ideal para comunicação entre máquinas. É o tipo de solução que pode ser aplicado, por exemplo, no agronegócio. Esse tipo de rede pode ser usada, entre outras coisas, em sensores de poluição em cidades, medidores de energia, água e esgoto.

Até 2020, a TIM espera ter mais de 4 mil municípios operando na faixa de 700 MHz. O que permite a implementação de soluções de IoT. Atualmente, a operadora oferece rede NB-IoT em Campinas (SP), Cataguases (MG), Correntina (BA), Itajubá (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Rita do Sapucaí (MG).

Vivo também lança redes NB-IoT

Recentemente, a Vivo lançou comercialmente suas redes NB-IoT e LTE-M. Inicialmente, elas estão disponíveis na cidade de Chapecó (SC). Mas devem chegar às principais capitais do país em breve, no curto ou médio prazo.

Soluções da Oi

Apesar de não mencionar a tecnologia NB-IoT, a Oi também tem soluções para cidades inteligentes. Além disso, tem parceiras com os governos de Rio de Janeiro, Sergipe e Pernambuco na área de vigilância. A operadora conta, ainda, em seu portfólio de IoT, com ferramentas de localização e monitoramento de frota de veículos, sensores de temperatura e de acesso e monitoramento de energia.