O celular caiu na água? Siga esses 7 passos para salvá-lo

O celular caiu na água? Siga esses 7 passos para salvá-lo

O que fazer quando o celular cai na água? Siga esse passo a passo e aumente as chances de ter o seu querido aparelho de volta

Quase todo mundo já passou o conhece alguém que passou por essa situação: o celular caiu dentro d’água. Pode ser que o aparelho tenha caído na privada, pegou chuva ou entrou na piscina junto com o dono. Diante dessa situação, o que fazer quando o celular cai na água?

1°: Tire o celular da água

Pode parecer óbvio, mas é o primeiro impulso a se tomar

Quer saber o preço de aparelhos de outras marcas e a nossa avaliação? Use o comparador da PROTESTE.

2º: Não religue o aparelho

Esse é o segundo impulso mais comum nessa hora, mas é preciso ter cuidado. Se o celular desligou, o pior que se pode fazer é religá-lo, pois isso pode gerar um curto-circuito.

3º: Tire a bateria e o cartão SIM

Para evitar que os circuitos elétricos do aparelho entrem em funcionamento é bom retirar sua bateria (e qualquer capa de proteção que esteja no celular). Uma vez feito isso, seque seu interior com um guardanapo com muito cuidado. Se o celular não permitir que o usuário retire a bateria, desligá-lo é suficiente. Também é recomendável tirar o cartão SIM e secá-lo.

4º: Bata suavemente contra uma superfície

Sem usar agressividade demais, é uma boa ideia tirar a água do aparelho batendo-o de leve contra uma superfície. Também vale assoprar e puxar as gotas de água que se encontram em seu interior com um aspirador.

Arroz é válido quando o celular cai na água
Arroz é válido quando o celular cai na água

5º: Coloque o aparelho no arroz

Coloque o celular em um recipiente seco e cubra o aparelho com arroz cru. Feche o pote e o coloque em um lugar seco, onde bata sol. Depois de 24 horas, retire o celular do pote e tente ligá-lo. Pode ser que o arroz absorva alguma umidade que ficou no aparelho.

6º: Coloque-o sob o sol

Se não tiver arroz à mão, outra opção é colocar o celular sob o sol, sobre um guardanapo. No entanto, não se deve deixar o aparelho assim por muito tempo, porque isso pode gerar um superaquecimento e danificar a tela. Um ventilador pode ajudar nesse problema.

7º: Use um produto que absorve umidade

Outros produtos podem absorver a umidade do aparelho: cuscuz, pacotes de gel de sílica e areia usada nas caixas de fezes para gatos. Quando achar que a umidade já foi suficientemente absorvida, tente religar o aparelho. O sucesso disso dependerá de quanto o celular se molhou.

Sabe aqueles momentos que você tem um problema mas não consegue resolver sozinho porque a empresa reclamada não está nem aí? São nesses momentos que a PROTESTE pode intervir e resolver para você! Conte com uma equipe em Defesa dos Consumidores e pare de se estressar!