Casas para alugar: ache o imóvel dos sonhos sem dificuldade

Casas para alugar: ache o imóvel dos sonhos sem dificuldade

Não transforme a busca por um imóvel em uma grande dor de cabeça. Confira dicas exclusivas para usar as plataformas online a seu favor na hora de buscar casas para alugar e achar um cantinho para chamar de seu!

Escolher um lugar para morar é, sem sombra de dúvidas, uma das tarefas mais desafiadoras da vida adulta. E, se você chegou até aqui é porque, provavelmente, está em busca de casas para alugar e sabe muito bem do que estamos falando. Mas, não se preocupe: a gente quer te ajudar a superar essa missão sem dificuldade.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

No artigo abaixo, você vai encontrar dicas valiosas sobre o que levar em consideração antes de começar a sua pesquisa e sobre como encontrar o imóvel dos sonhos em plataformas de aluguel. Inclusive, também vamos falar sobre as principais ferramentas, explicando como funciona cada uma delas e qual é a documentação necessária para que você consiga alugar um imóvel.

Vamos conferir?

O que levar em consideração antes de pesquisar?

Você já deve ter ouvido falar de Alice no País das Maravilhas e talvez já conheça a famosa frase dita pelo Gato, personagem da história: “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Essa máxima vale para muitas áreas da vida e dá para dizer que ela também se aplica para quem está na missão de alugar um imóvel.

Nesse contexto, significa que você precisa traçar o caminho antes de começar a sua pesquisa. Ou seja, é preciso definir alguns critérios importantes antes de sair por aí navegando pelas plataformas de aluguel de imóveis em busca de um canto para morar. Confira quais são os principais fatores que você precisa levar em conta.

Defina o orçamento disponível para o aluguel

As plataformas disponíveis no mercado oferecem casas para alugar dos mais diversos valores, mas você, provavelmente, não tem um orçamento infinito, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é definir quanto da sua renda você pode destinar para o pagamento do aluguel e já fazer suas buscas com esse recorte financeiro. Definir o orçamento familiar, inclusive, é um bom jeito de evitar a frustração de gostar de um imóvel pelo qual, no fim das contas, você não vai poder pagar.

Escolha a localização adequada

Depois do orçamento, é hora de definir a localização. É preciso levar em conta alguns fatores na hora de escolher o endereço. Em qual região você prefere morar? Como é o seu deslocamento para o trabalho? Você precisa ou quer morar perto de um familiar? Essas são perguntas que precisam ser respondidas na hora de escolher a localização adequada do seu imóvel.

Estabeleça as características essenciais do imóvel

Não adianta achar uma casa no lugar que você quer e no valor que você pode pagar se ela não for do jeito que você deseja e precisa, não é mesmo? Por isso, estabelecer as características essenciais do imóvel que você pretende alugar é fundamental antes mesmo de começar a pesquisar. Defina características como o número de quartos, o tamanho da área construída, a disponibilidade de móveis no espaço (armários embutidos, por exemplo), entre outras.

Dica: Entenda as diferenças entre smartband e smartwatch

Plataformas para encontrar casas para alugar

Com as definições que trouxemos acima em mãos, é hora de começar a sua pesquisa. E a boa notícia é que, diferentemente do que acontecia no passado, não é mais preciso sair batendo perna pela cidade em busca das placas de “Aluga-se” penduradas nas janelas.

Hoje em dia, você pode contar com diversas plataformas online de aluguel de imóveis, que são seguras e confiáveis para você alugar sua casa direto pelo computador ou celular. Uma das vantagens de fazer essa pesquisa online é que fica bem mais fácil comparar preços, por exemplo. E se você nem sabe por onde começar, não se preocupe. Confira abaixo as principais plataformas online onde você pode encontrar casas para alugar com facilidade!

ZAP Imóveis

A ZAP Imóveis é uma das plataformas mais antigas e já está no mercado imobiliário há alguns anos. Por meio dela, você pode pesquisar casas para alugar ou comprar, com a opção de usar uma série de filtros para facilitar a pesquisa. A ZAP Imóveis, inclusive, oferece a opção de você pesquisar seu imóvel por meio do estilo de vida. Lugares ideais para seu pet, mais espaço para a sua família, imóveis mobiliados e aluguel sem fiador. Todas essas são opções disponíveis na plataforma, que pode ser acessada via site ou aplicativo (Google Play Store | Apple Store).

OLX

A OLX é uma plataforma de negociação de produtos entre pessoas físicas, e imóveis, seja para comprar, seja para alugar, também estão disponíveis por lá. Para fazer sua pesquisa, basta acessar o site ou o aplicativo (Google Play Store | Apple Store) e clicar na categoria “Imóveis”. Utilize os filtros disponibilizados pela plataforma para facilitar a sua busca e navegue entre as categorias disponíveis de acordo com as características do imóvel que você busca.

QuintoAndar

O QuintoAndar é um dos novatos no mundo das plataformas de aluguel de imóveis e tem a promessa de usar todo o poder da tecnologia para desburocratizar a experiência de quem busca um lugar para morar. Por meio do site ou do aplicativo da empresa (Google Play Store | Apple Store), você consegue encontrar imóveis em todo o país e facilitar a sua seleção por meio de filtros como limite de valor e número de quartos.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

VivaReal

A VivaReal tem uma proposta bem semelhante ao ZAP Imóveis e é uma plataforma bem completa para quem busca um lugar para morar. Por meio da ferramenta, é possível encontrar imóveis para alugar ou comprar e facilitar a sua busca graças às categorias disponíveis na plataforma. Seja pelo site ou pelo aplicativo (Google Play Store | Apple Store), a VivaReal promete ajudar a transformar sonhos em realidade e, inclusive, oferece opções de financiamento para quem deseja comprar um imóvel.

Imovelweb

O ImovelWeb é um portal imobiliário com quase 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Por meio da plataforma, você consegue alugar um imóvel direto com o proprietário, visto que ela oferece a possibilidade para pessoas físicas anunciarem seus imóveis. Vale ressaltar que tanto o site quanto o aplicativo da empresa (Google Play Store | Apple Store) são bastante intuitivos e você certamente não terá dificuldade de navegar por lá.

Airbnb

A plataforma que está revolucionando o mercado hoteleiro no mundo também é uma boa alternativa para quem busca casas para alugar. No Airbnb, você consegue alugar um espaço pelo tempo que quiser, pagando um valor fixo por mês e negociando diretamente com o proprietário, sem ter uma imobiliária intermediando a transação. Seja pelo site ou pelo aplicativo da empresa (Google Play Store | Apple Store), você vai encontrar centenas de opções e basta levar seus critérios em conta para acertar na escolha do seu imóvel.

Dica: Pós, pré ou controle, qual o melhor plano de celular?

Como encontrar o imóvel dos sonhos em plataformas de aluguel?

Por mais simples e intuitivas que as plataformas que mencionamos acima sejam, vale a pena conferir nossas dicas para facilitar a pesquisa e encontrar o imóvel dos seus sonhos sem dificuldade.

Utilize filtros na pesquisa

Todas as plataformas mencionadas no artigo possuem diversas opções de filtro, que devem ser utilizados para facilitar a sua pesquisa. Valor e tipo do imóvel, número de quartos, bairro e estrutura do prédio são alguns exemplos de características que você pode filtrar na hora de fazer sua busca.

Verifique a qualidade das fotos e as informações disponibilizadas

A vantagem das plataformas online é que você pode conhecer os imóveis antes mesmo de visitá-los. Para isso, é preciso verificar com atenção as fotos disponibilizadas pelo proprietário, bem como as informações que constam na plataforma. Mas, atenção: não acredite em tudo o que vê na internet. Antes de fechar um acordo, combine com o proprietário uma visita ao imóvel e certifique, com seus próprios olhos, se tudo o que foi dito no anúncio é verdade.

Analise a credibilidade do anunciante e da imobiliária

Alugar um imóvel é como fazer uma compra. E não dá para fazer isso sem ter certeza sobre a credibilidade da loja, não é mesmo? Por isso, verifique a reputação do proprietário do imóvel e da imobiliária, buscando, se possível, informações com quem já fechou negócio com eles. Utilizar sites de avaliação de consumidores, como o Reclame da PROTESTE, pode ser uma boa ideia nesse sentido.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

Qual é a documentação necessária para o aluguel de um imóvel?

Lembra que no início do artigo falamos que encontrar uma casa para alugar é uma das tarefas mais desafiadoras da vida adulta? Pois é. Essa máxima não é só por conta da complexidade pesquisa, mas também devido à burocracia que envolve uma transação comercial como essa, que passa, muitas vezes, pela documentação.

Vale ressaltar que para alugar um imóvel, você vai precisar apresentar uma lista de documentos, que varia de acordo com a imobiliária ou a plataforma escolhida. De maneira geral, serão exigidos CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda. Em muitos casos, será exigido que você tenha um fiador e, nesse cenário, também será preciso apresentar a documentação dele, além dos seus próprios documentos.

É importante ter em mente que a exigência dessa documentação é visando fazer uma análise de crédito de quem pretende alugar o imóvel e garantir a veracidade das informações contidas no contrato. Mas, essa responsabilidade não é só da imobiliária, o locatário também precisa tomar alguns cuidados para evitar problemas.

Tire fotos do imóvel antes da locação, visando comprovar a situação física do espaço e evitar dores de cabeça na hora de devolver a residência. Outra dica importante é contar com a ajuda de um especialista — um advogado, por exemplo — para analisar o contrato e garantir que seus direitos estão assegurados no documento.

Dica: Como transferir uma playlist de um streaming para outro?

Conheça seus direitos com a PROTESTE

Acompanhe os conteúdos produzidos pela PROTESTE, que visam aumentar seu nível de consciência em relação aos seus direitos e orientar em casos de problemas com empresas.

A PROTESTE é uma instituição sem fins lucrativos que visa apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra, e oferece conteúdos de qualidade por meio de um canal exclusivo no Telegram e do App da associação

Além disso, a maior associação de consumidores da América Latina também realiza testes comparativos com produtos e serviços disponíveis no mercado, oferece serviço de intervenção extrajudicial e disponibiliza o canal Reclame, para os consumidores enviarem seus problemas com fornecedores.

Além de todos esses benefícios, associados PROTESTE também têm acesso a conteúdos e serviços exclusivos, incluindo o auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas. Quer saber mais ou ter acesso a esse universo de vantagens? Clique aqui e associe-se à PROTESTE agora mesmo!