Como montar uma casa inteligente com tecnologia?

Como montar uma casa inteligente com tecnologia?

Muito além da modernidade e da praticidade, uma casa inteligente pode oferecer segurança e até mesmo redução de custos. Saiba mais!

Passou o tempo em que a tecnologia estava presente na nossa vida apenas para facilitar a comunicação entre pessoas, fazer compras online e realizar transações bancárias. Agora, estamos rodeados por soluções tecnológicas e até mesmo o lugar onde a gente mora vem sendo dominado pela tecnologia com o conceito de casa inteligente.

Banner canal Reclame

Um exemplo disso é que, graças a soluções presentes no seu smartphone e a assistentes virtuais como a Alexa, o Google Assistente e a Siri, com um simples comando de voz, é possível acender as luzes, trancar as portas, ligar a televisão ou escolher uma música, por exemplo. Essas funções inteligentes já estão disponíveis no mercado e podem deixar seu lar automatizado e facilitar bastante a sua vida.

Você sabe como montar uma casa inteligente e quais os benefícios de usar tecnologia? É sobre isso que vamos falar no artigo abaixo, vamos apresentar os principais dispositivos para uma casa inteligente, mostrar um passo a passo para montar a sua residência e ensinar a superar os desafios de segurança e manter a proteção. Acompanhe!

O que é uma casa inteligente?

O conceito de casa inteligente nada mais é do que a possibilidade de automatizar o funcionamento dos objetos dentro de uma residência. Graças à tecnologia, é possível, por exemplo, ligar o ar-condicionado, colocar a máquina de lavar para funcionar e selecionar sua música preferida para tocar no som da sala, antes mesmo de você chegar em casa. Tudo isso é feito por meio de um dispositivo conectado a esses equipamentos, que consegue automatizar o funcionamento deles.

É preciso deixar claro que, para ter uma casa inteligente, você precisa investir em alguns aparelhos: além de um assistente, como a Alexa, da Amazon, ou a Siri, da Apple, você também vai precisar de aparelhos específicos, que sejam fabricados com a tecnologia. No mercado brasileiro, já é possível encontrar lâmpadas, fechaduras de porta, câmeras de segurança, máquinas de lavar e muitos outros equipamentos prontos para compor sua casa inteligente.

Dica: Como transferir uma playlist de um streaming para outro?

Quais são os benefícios de uma casa inteligente?

Se fôssemos resumir os benefícios de uma casa inteligente em apenas uma palavra, diríamos que a maior vantagem é a praticidade. A tecnologia, de fato, facilita o dia a dia dentro de casa e automatiza tarefas rotineiras, que acabam tomando um tempo desnecessário. Mas, na verdade, não é só isso.

Automatizar o funcionamento de alguns equipamentos na sua residência também pode ajudar a economizar energia e reduzir custos. Uma lâmpada inteligente com sensor de presença, por exemplo, vai evitar que você deixe a luz acesa sem necessidade, visto que ela funciona apenas quando tem alguém por perto.

A segurança é outro benefício importante de uma casa inteligente. Além de câmeras de segurança, para acompanhar o movimento da casa pelo celular, é possível investir em alarmes e em fechaduras eletrônicas digitais, que permitem o acesso ao espaço por meio do reconhecimento de voz, senhas ou biometria.

Passo a passo para montar uma casa inteligente?

Agora que você já entendeu o que é uma casa inteligente e quais seus benefícios, deve estar com curiosidade de saber o que você precisa fazer para a montar a sua, certo? Para te ajudar nessa missão, nós elaboramos um passo a passo, com todas as etapas envolvidas no processo. Confira!

Passo 1: Planejamento e definição de necessidades

Como você deve ter percebido ao longo deste artigo, é possível automatizar o funcionamento de boa parte da sua casa. Mas, é bom deixar claro que você pode começar aos poucos. Vale lembrar que montar uma casa inteligente não é barato e pode ser necessário elencar prioridades. É por isso que o primeiro passo é definir quais são as suas necessidades de automação e planejar o investimento que você irá fazer nelas.

Passo 2: Escolha dos dispositivos inteligentes

Depois de definir quais funções da casa você deseja automatizar, é hora de escolher os dispositivos inteligentes. Existem diversas opções nesse sentido no mercado e é preciso pesquisar com calma e cuidado para adquirir os equipamentos mais adequados à sua necessidade. Funcionalidades prometidas pelos fabricantes, avaliação de outros consumidores, preço e reputação da marca são alguns critérios que você precisa levar em conta neste momento.

Passo 3: Instalação dos dispositivos

Montar uma casa inteligente, muitas vezes, envolve mexer na parte elétrica da residência e lidar com equipamentos que exigem um conhecimento especializado. Por isso, a instalação dos dispositivos é uma das etapas deste processo, para a qual você deve dar uma atenção especial. Por questões de segurança, para garantir o bom funcionamento dos dispositivos e para não correr o risco de você desperdiçar dinheiro, invista em bons profissionais para te ajudar nessa etapa.

Passo 4: Configuração e integração dos dispositivos

Os equipamentos instalados ainda não são suficientes para garantir que você tenha uma casa inteligente. Antes disso, é preciso configurar os dispositivos e garantir que eles estejam integrados entre eles. Profissionais especializados podem te ajudar nesse sentido, mas também vale a pena pesquisar na internet para descobrir as inúmeras possibilidades de integração.

Dica: Como cuidar de peixe de aquário com ajuda da tecnologia?

Dispositivos para uma casa inteligente

Percebe como três das quatro etapas que mencionamos no tópico anterior estão ligadas à escolha, à instalação e à configuração dos dispositivos? Isso significa que eles configuram a parte mais importante de uma casa inteligente e, para ter sucesso no processo de automação da sua residência, você precisa conhecer as principais opções disponíveis no mercado.

O especialista da PROTESTE Thiago Porto destaca que, apesar da aquisição de dispositivos inteligentes envolver, geralmente, um alto investimento, o consumidor tem alternativas nesse sentido. “Embora ainda existam aparelhos inteligentes muito caros, como geladeiras e outros eletrodomésticos, já há equipamentos mais baratos com a tecnologia, como lâmpadas, tomadas e fechaduras”, destaca.

Controle de iluminação

As lâmpadas inteligentes são o tipo de dispositivo mais comum quando falamos em uma casa inteligente. Graças a elas, é possível eliminar a necessidade de interruptores e não só acender e apagar a luz por meio do celular ou de um simples comando de voz, com também programar o horário de funcionamento e a intensidade da luz nas lâmpadas. E caso você não possa investir em um sistema de iluminação completo, você pode começar por dispositivos mais simples, como interruptores e tomadas inteligentes.

Termostato inteligente

O sistema de temperatura da residência também pode ser automatizado com a ajuda da tecnologia. É possível controlar equipamentos como ar-condicionado e aquecedor por meio do seu smartphone ou de sistemas de voz dos assistentes virtuais, programando, por exemplo, o horário de funcionamento deles. Nada mal chegar em casa do trabalho e já encontrar o ambiente com uma temperatura agradável, não é mesmo?

Assistente virtual

Como falamos no início do artigo, além dos equipamentos fabricados com a tecnologia adequada, para ter uma casa inteligente você também vai precisar investir em assistentes virtuais. No Brasil, as principais assistentes são a Alexa, da Amazon, a Google Assistente, da Google, a Siri, da Apple, e a Bixby, da Samsung. O recurso presente nos smartphones consegue fazer essas tarefas, por meio de comandos (em português) em dispositivos de áudio, vídeo e iluminação.

Guia do consumidor

Câmeras de segurança

Uma boa alternativa para quem quer aproveitar os benefícios da tecnologia para manter a casa protegida são as câmeras de segurança. Além de acompanhar o que acontece na sua casa em tempo real pelo celular, algumas câmeras de segurança têm seu funcionamento potencializado pela inteligência artificial e conseguem emitir alertas caso ocorram movimentos suspeitos na residência.

Fechaduras inteligentes

Imagina se, além de deixar sua casa mais segura, você não precisasse mais se preocupar em não esquecer a chave. Isso é o que as fechaduras inteligentes podem fazer por você, visto que, com o uso delas, a abertura da porta pode ser automatizada e feita por meio de reconhecimento facial, biometria, senha e até mesmo utilizando o aplicativo do celular ou o assistente pessoal.

Sensores de movimento e presença

Os sensores de movimento e presença são uma ótima alternativa para reduzir o consumo de energia na sua residência. Além de lâmpadas inteligentes, que podem ser controladas pelo celular ou por meio de comandos pela assistente virtual, também é possível contar com esses sensores, que garantem que a luz acenda ou apague conforme o movimento e a presença de pessoas ou animais no ambiente.

Como proteger sua casa inteligente?

Assim como em muitas outras áreas da nossa vida, a tecnologia também pode nos deixar mais vulneráveis em relação à segurança de uma casa inteligente, visto que você está compartilhando informações pessoais com os dispositivos integrados ao sistema. Por isso, é fundamental que você adote alguns cuidados para manter sua residência protegida.

Manter a configuração dos seus dispositivos sempre atualizada e utilizar senhas fortes e dados criptografados são as primeiras dicas nesse sentido. Além disso, é preciso garantir que as redes de conexão utilizadas para o funcionamento dos equipamentos sejam seguras e manter o acesso ao controle dos dispositivos restrito a pessoas de sua confiança. Mais importante do que ter uma casa inteligente, é ter uma casa segura. É fundamental ter atenção redobrada nesse sentido.

Dica: Rastreamento Correios: como encontrar sua encomenda

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Animado para usar a tecnologia a seu favor e automatizar o funcionamento da sua casa? Se você gostou das informações que compartilhamos neste artigo, também vai gostar de receber outros conteúdos relacionados à tecnologia. Você pode acompanhar os artigos por meio do nosso canal do Telegram ou do aplicativo PROTESTE.

A PROTESTE é uma organização sem fins lucrativos que visa apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra e relações de consumo. O principal objetivo da maior associação de consumidores da América Latina é compartilhar conhecimento sobre os direitos do consumidor e auxiliar os brasileiros em assuntos importantes do seu dia a dia. Entre os principais serviços oferecidos pela PROTESTE estão o canal Reclame (por meio do qual consumidores podem enviar reclamações para empresas com as quais tiveram problema) e a realização de testes comparativos, que ajudam os brasileiros a comparar produtos e serviços disponíveis no mercado.

Para se associar à PROTESTE e conhecer todos os benefícios que a instituição oferece aos seus associados, basta clicar aqui.

A ferramenta Mais Barato PROTESTE mostra onde você pode comprar pelo menor preço. INSTALE AGORA arrow_right_alt