Saiba tudo sobre a nova Carteira Digital de Trânsito

Saiba tudo sobre a nova Carteira Digital de Trânsito

Já usado para versões digitais da CNH e do CRLV, aplicativo agora tem consulta de multas e aviso sobre recalls de veículos

Foi lançado recentemente pelo Ministério da Infraestrutura, durante a cerimônia de abertura do Salão Duas Rodas, em São Paulo, a nova Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo desenvolvido pelo Serpro, disponível gratuitamente na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS), passa a apresentar novas funcionalidades. Além das versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), os motoristas também terão, por meio do app, avisos de vencimento da validade da CNH, consultar infrações e ser avisado sobre recalls.

Terceira evolução do aplicativo

De acordo com Marcello Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres, esta é a “terceira evolução” do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. 

Em outubro de 2017 a CNH já havia se tornado digital. Com isso, todos os motoristas brasileiros com CNH emitida após maio de 2017 poderão utilizar a versão digital do documento pois, a partir daquela data, as carteiras de motoristas passaram a incluir um QRCode. O documento digital pode ser apresentado em órgãos públicos e inclusive no embarque em voos aéreos. 

Depois, em agosto de 2018, o mesmo aconteceu com Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, que ganhou sua versão digitalizada via aplicativo.

Sem necessidade de internet

Para acessar a CNH e o CRLV, o usuário não precisa estar com a internet do smartphone ligada. Para isso, basta que o condutor já tenha feito o download das versões digitais dos documentos em seu aplicativo. 

“Ele já está disponível nas principais lojas de aplicativos que a gente tem, para qualquer plataforma de smartphone ou celular. E representa uma evolução, a gente sai de uma carteira [de habilitação] digital, que era um depositário de documentos, para uma plataforma de comunicação do governo federal com o cidadão”, disse Marcello Costa. 

Avisos de recall

O secretário destaca as novas funcionalidades do aplicativo. Como a verificação de multas, com filtro por veículo ou por condutor, além de avisos de recall, que  também estarão disponíveis.

“Mais da metade dos avisos de recalls no Brasil não são efetivados por falta de comunicação ou dificuldade do condutor para tomar conhecimento daquele recall. E isso é significativo para a segurança do condutor”, afirmou Costa.

Mais informação para o usuário

Para Thiago Porto, pesquisador da PROTESTE, a possibilidade de o condutor receber avisos pelo app da Carteira Digital de Trânsito é uma medida importante.

“É importante, principalmente, por ser um aplicativo unificado. E ainda por cima pelo fato de ter essa possibilidade de interação das marcas e modelos com os usuários, para que eles recebam as comunicações de recall”, diz Thiago.

As informações são da Agência Brasil.