Por que ter um bom roteador Wi-Fi faz toda a diferença?

Por que ter um bom roteador Wi-Fi faz toda a diferença?

Um bom roteador Wi-Fi é essencial para ter uma conexão satisfatória; saiba o que é preciso levar em conta ao escolher o equipamento

A escolha de um bom roteador Wi-Fi faz toda a diferença, seja para sua casa ou empresa. Assim, um bom equipamento aumenta a área coberta, dá mais segurança e garante uma boa velocidade. Além disso, de forma geral quanto melhor o roteador, mais fácil será configurá-lo.

Um dos fatores a se levar em consideração, por exemplo, é o número de antenas. Como geralmente esses aparelhos são instalados em locais com diversas barreiras físicas, como paredes, o número de antenas faz diferença. A quantidade de antenas melhora a performance do roteador em gerenciar uma rede com diversos dispositivos conectados. Existem modelos com três ou mais antenas.

Clique aqui para ler esta matéria: Saiba escolher o roteador Wi-Fi ideal para a sua casa

Dual band e tri-band

Também é importante escolher um equipamento com múltiplas bandas. Os modelos mais novos oferecem redes em 2.4 GHz e 5 GHz. A primeira rede tem maior poder de penetração em cômodos distantes, mas sofre com a interferência de outros equipamentos que operam na mesma faixa. Já a segunda é mais limpa, mas tem dificuldades em alcançar lugares mais distantes da casa ou empresa.

“Se o seu roteador é dual band (trabalha simultaneamente com bandas 2,4 GHz e 5 GHz) ou mesmo tri band (trabalhando com um a banda 2,4 GHz e duas bandas em 5 GHz), você pode criar várias redes sem fio independentes ao mesmo tempo”, afirma Bruno Martinez, do site Showmetech.

Resolvido o problema da segurança, outro ponto a levar em conta é a velocidade. Embora nem todos os provedores de internet ofereçam velocidades maiores do que a dos melhores roteadores, é importante buscar equipamentos com alta capacidade. O limite de transferência é determinado pelo padrão wireless. A rede 802.11b consegue alcançar 11 Mbps, a 802.11g atinge até 54 Mbps e a rede 802.11n,  300 Mbps. Já a rede 802.11ac pode chegar a 1.300 Mbps, a 802.11 ad, a 7 Gbps e a 802.11 ax, a 14 Gbps

Simples é melhor

Facilidade na instalação e configuração também é um requisito importante. Portanto, é importante que a interface seja em português e que ele venha acompanhado de um bom manual de instruções.

Para simplificar tudo isso, existem também kits de roteadores, que são vendidos em conjuntos de três unidades. Eles permitem montar uma rede Wi-Fi auto organizada (Wi-Fi-SON ou Mesh Network, nos termos em inglês). Basta conectar um destes aparelhos ao modem e espalhar os demais pela casa, que a configuração é feita de forma automática, espalhando o sinal.

A escolha de um bom roteador, portanto, é essencial para uma conexão estável e veloz. Muitas vezes, a internet lenta dentro de casa pode nem ser culpa do provedor. Para ter certeza, é preciso fazer o teste de velocidade com o cabo de rede ligado e o Wi-Fi desligado.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt