Biometria é o meio mais usado para desbloqueio de celulares

Biometria é o meio mais usado para desbloqueio de celulares

Há um ano, apenas 27% dos brasileiros usavam o recurso. Hoje, esse percentual já chega a 43% dos usuários

O uso da biometria para o desbloqueio de celulares aumentou de forma tão considerável no Brasil, que desbancou as senhas. Há um ano, apenas 27% dos usuários de smartphones usavam a impressão digital para a entrada no dispositivo. Hoje, esse percentual já chega a 43%, tornando-se a maneira mais popular no Brasil para a realização do desbloqueio de tela. 

Os dados sobre os hábitos dos usuários fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de senhas e biometria.

Reconhecimento facial também vem crescendo

Outra modalidade que cresceu de um ano para cá foi o reconhecimento facial, hoje usado por 5% dos brasileiros, contra apenas 1% no ano anterior. 

Além disso, nada menos que 13% dos brasileiros declaram que sequer bloqueiam seus smartphones.

Senhas vão sendo deixadas de lado

Por outro lado, as senhas feitas com desenhos em retas na tela eram usadas por 35% dos usuários um ano atrás. Hoje, apenas 24% dos donos de smartphones desbloqueiam suas telas dessa forma. Paralelamente, as senhas numéricas também caíram, de 20% para 14%.

Para a pesquisa, foi feita a seguinte pergunta: “como você desbloqueia o seu celular?”. Os realizadores ouviram 2.297 brasileiros com acesso à internet e que possuem smartphone, por meio de entrevistas online feitas entre 23 de outubro e 1º de novembro de 2019. 

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Biometria é sinônimo de maior segurança

Para Thiago Porto, pesquisador da PROTESTE, o resultado da pesquisa reflete uma maior preocupação do consumidor com sua segurança e privacidade.

“O desbloqueio da tela de celular com o uso da digital é uma forma bastante segura. Certamente uma das melhores opções para o consumidor”, diz Thiago.

As informações são do site Mobiletime.