Banda larga móvel: 25% do mundo não terá acesso em 2024

Banda larga móvel: 25% do mundo não terá acesso em 2024

Número de usuários, no entanto, deverá crescer na ordem de 25 milhões ao mês nos próximos cinco anos

Muito se fala em um mundo globalizado, com a internet ligando os quatro cantos do planeta. Mas a verdade é que uma grande parte da população mundial ainda experimenta uma conectividade precária. E assim será pelos próximos cinco anos. De acordo com um relatório da Ericsson, produzido para o Fórum Econômico Mundial, que foi realizado recentemente em Davos, na Suíça, em 2024, uma em cada quatro pessoas, ou seja, 25% da população da Terra, não terá acesso a banda larga móvel (3G, 4G ou 5G).

No total, em torno de 1,9 bilhão de pessoas não terão conexão móvel de alta velocidade nos próximos anos. Sendo que 230 milhões estarão em áreas sem qualquer cobertura de telefonia móvel. Enquanto outros 420 milhões estarão em lugares onde a conexão se limita ao já ultrapassado 2G.

Maioria estará coberta, mas sem acesso

Do total de pessoas sem banda larga móvel, a grande maioria, em torno de 1,25 bilhão, estará coberta pelas redes de alta velocidade. Mas não terão acesso às tecnologias por inúmeras razões, como preço, idade – no caso de crianças -, analfabetismo ou até mesmo por pura falta de interesse.

Teste a sua internet fixa com o nosso velocímetro.

Segundo informações do site Mobile Time, apesar de se tratar de um número grande, a tendência na proporção de pessoas desconectadas é de queda. Hoje, 40% da população mundial não utiliza conexões 3G, 4G ou 5G.

No entanto, entre 2014 e 2024, a base de novo usuários de banda larga móvel terá crescido numa média de 25 milhões ao mês. E a razão desse crescimento é o avanço proporcionado pelos smartphones e pelas próprias redes das operadoras.

Crescimento da banda larga móvel aumenta PIB

O relatório da Ericsson aponta que há estudos ligando o aumento do acesso à conexão de banda larga móvel ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de um país. A estimativa é de que a cada 10 pontos percentuais de penetração da banda larga, o PIB cresce 0,8%.

Além disso, de acordo com o estudo, quanto mais conectada estiver uma população, mais chance ela terá de atingir metas de desenvolvimento estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Recomendações da Ericsson

Para finalizar, a Ericsson faz uma recomendação: a ampliação da cobertura de banda larga móvel em cidades de interior deve ser feita, a princípio, com a estrutura da rede 2G já existente. Segundo a empresa, o custo de atualização dos equipamentos para o 4G e o 5G é muito menor do que a construção de novas torres.

Já em áreas sem nenhuma rede móvel, a Ericsson recomenda a instalação de antenas 4G, para que elas funcionem como hotspots para acesso à banda larga fixa sem fio.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt