Aprenda a se proteger contra novo golpe no Whatsapp

Aprenda a se proteger contra novo golpe no Whatsapp

Em golpe direcionado a smartphones, autor clona WhatsApp de usuário e passa a pedir dinheiro emprestado a amigos e parentes

Um amigo(a) de longa data manda uma mensagem no WhatsApp alegando ter estourado o limite de crédito e pedindo que você deposite uma quantia em uma conta corrente. A promessa é devolver o dinheiro no dia seguinte. Você nem desconfia e faz o depósito. Pois saiba que isso é um golpe e muitas pessoas já caíram nele.

Nesse golpe, o autor consegue acesso a uma conta de WhatsApp através de um link enviado via SMS. Uma vez que alvo clica no link, o autor do golpe obtém acesso à conta e histórico de mensagens do usuário e começa a enviar mensagens para os contatos mais próximos, como amigos e familiares. Por ter acesso ao histórico, ele sabe até como tratar de forma diferente os potenciais alvos.

Dicas para não cair no golpe do WhatsApp

O pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto, dá as dicas para evitar que seu celular seja infectado e parta dele esses ataques:

  1. Não clicar em links de mensagens vindas via SMS, WhatsApp ou outro mensageiro.
  2. Evite clicar em links em páginas da web e só entre em páginas conhecidas.
  3. Amigos e parentes podem ser infectados e mandar mensagens com links suspeitos e por isso deve se analisar se o link foi realmente enviado pelo seu amigo e não por um vírus se passando por ele.
  4. Não instalar aplicativos desconhecidos.
  5. Utilize sistemas de proteção como internet security e antivírus para celular.

E no caso de ser a  pessoa a quem está se tentando aplicar o golpe, ele separa outras dicas:

  1. Ao receber mensagens de algum amigo que esteja pedindo para você enviar dinheiro, passar a conta ou senha, sempre ligue para ter certeza que é ele.
  2. Os ataques nos quais o WhatsApp é clonado permitem que o criminoso veja o histórico de conversas, assim ele imita o amigo ou parente de uma forma natural.
  3. A polícia deve ser acionada para resolver a situação e para registrar o crime na internet.
  4. Caso o usuário tenha a sua conta clonada ele deve acionar a polícia e tentar recuperar a sua conta utilizando e-mail.

A PROTESTE tem uma parceria com o Google para garantir a segurança das pessoas no ambiente online. Conheça.