Aplicativo para celular: seu negócio precisa ter um?

Aplicativo para celular: seu negócio precisa ter um?

Se você tem uma empresa, já parou para pensar nos benefícios dos aplicativos para os negócios? Consultora fala sobre os prós e contras

Se você tem uma empresa, já parou para pensar nos benefícios de um aplicativo para os negócios? De acordo com uma pesquisa feita por uma empresa norte-americana que analisa o mercado de aplicativos, o brasileiro tem, em média, 83 programas baixados no celular. Mas usa, em média, apenas 12 por dia. Então, voltamos à pergunta: vale a pena ter um app para o seu negócio? A resposta é: depende.

A vantagem dos aplicativos

Ouvida pelo site Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), a consultora Juliana Simões afirma que negócios que têm a geolocalização como forma de logística para a venda e entrega de produtos podem se beneficiar de aplicativos. É o caso de uma lanchonete por exemplo. Ou um serviço de táxi.

Já para outros tipos de empresa, aplicativos são ferramentas não tão essenciais. E a consultora cita como exemplos os grandes e-commerces, que vendem por desktop e diferentes plataformas. Um app, para um negócio desse porte, seria apenas mais um canal. Uma forma de se comunicar com o consumidor.

Desenvolvimento caro

De acordo com o artigo da PEGN, o mínimo que um empreendedor gastaria para desenvolver um app é R$ 50 mil. E como muitos negócios pequenos não conseguem ter um valor tão alto em caixa, a consultora sugere que o empresário teste o modelo de negócio em outra plataforma.

Para ter sucesso, segundo Juliana Simões, os aplicativos precisam ter um belo design, ser intuitivos e entregar o que prometem. Além disso, é importante que a ferramenta acompanhe a experiência do usuário de perto e seja atualizada sempre.

“Por conta das novas gerações, é tudo muito rápido. Então, dependendo da categoria, os aplicativos têm que ser atualizados, trazer categorias novas e poucos bugs, porque para desinstalar é dois segundos”, disse Juliana Simões, à PEGN.

É preciso chamar e prender a atenção do usuário

O artigo destaca que um dos desafios, após o desenvolvimento do app, é chamar a atenção e engajar os usuários. E o momento crítico normalmente acontece logo que ele baixa o aplicativo, pois é preciso que ele não apague logo depois de usar rapidamente.

Outro ponto importante é o tamanho do app e a quantidade de espaço ocupado na memória do celular. Com muitos aplicativos instalados, um aparelho pode ficar lento e pesado. E muitos usuários acabam deletando os menos usados por causa disso. Por conta disso, muitos desenvolvedores já trabalham em versões mais leves, com 70% do tamanho original.

Para Juliana Simões, os aplicativos vieram para ficar e não deverão sumir com o surgimento de novas tecnologias. Para a consultora, eles irão se adaptar aos novos avanços.