Youtube: publicidade em sua página inicial

Youtube: publicidade em sua página inicial

Os anúncios no Youtube, com produtos e serviços, irão aparecer para os usuários na página inicial, tanto na versão mobile quanto no desktop

A publicidade está cada vez mais presente na experiência de quem acessa vídeos no Youtube, com o lançamento do seu Shopping Ads. De acordo com um comunicado feito pelo Google, dono da plataforma, a página inicial do Youtube passa a contar com anúncios de produtos e serviços, tanto na versão mobile quanto no desktop. Dessa forma, se você procurar por vídeos com avaliações de produtos, por exemplo, o resultado da sua busca já virá com links para modelos semelhantes ao que você procurou. Essa personalização dos anúncios no Youtube, inclusive, também deverá acontecer com as informações armazenadas nos cookies.

Como funcionarão os anúncios no Youtube?

A fabricante de roupas e materiais esportivos Puma é uma das primeiras a investir no novo modelo de negócios do Shopping Ads do Youtube. 

“Os consumidores continuam assistindo a mais conteúdo no YouTube e queremos estar onde estão, para alcançá-los e envolvê-los”, afirmou Rick Almeida, vice-presidente de comércio eletrônico do Puma Group.


Interesses do usuário

De acordo com o Google, os anúncios no Youtube serão exibidos com base nos interesses de cada usuário. Ou seja, a pessoa não precisa necessariamente digitar “Puma” na busca para ser impactada pela oferta de um tênis de corrida. Para que isso aconteça, basta que ela manifeste interesse em correr, com buscas sobre o assunto, para receber sugestões de produtos não só da Puma, mas de outros varejistas do mercado esportivo.

Da mesma forma que acontece com os anúncios que aparecem em outras plataformas do Google, os anúncios do Shopping Ads do Youtube não irão se guiar por palavras-chave. E sim por detalhes e dados do produto que o fabricante envia à plataforma.

Correndo atrás da concorrência

O Youtube, por sinal, já entra nesse jogo da publicidade de produtos um pouco atrasado em relação a seus concorrentes. Plataformas como Instagram, Pinterest e TikTok, por exemplo, já facilitam a compra direta de produtos em meio aos conteúdos de suas páginas há algum tempo.

Segundo o portal Canaltech, o Pinterest tem conseguido registrar o interesse de consumidores desde o início de sua jornada, começando na inspiração visual e rastreando seu caminho até a compra. Já o Instagram lançou recentemente um checkout embutido de compras, que permite a seus consumidores a negociação com vendedores dentro do próprio aplicativo.

No caso do TikTok, o lançamento recente foi o Hashtag Challenge Plus, que oferece a seus usuários a possibilidade de comprar produtos diretamente por meio de seu app. 

Melhoras na plataforma

Segundo o Google, nos próximos meses as novas publicidades do Youtube Shopping Ads serão mais interativos. Elas irão fornecer aos usuários da plataforma informações acionáveis, como localização da loja, formulários de interesse e frases de chamariz adicionais, para ajudar a gerar mais conversões aos seus anunciantes.

Segundo a especialista em Telecomunicações da PROTESTE, Thais Veloso, um lado negativo é que muitos usuários acabam buscando outras plataformas para não precisarem assistir a anúncios e chamadas obrigatórias. Por outro lado, o Youtube já oferece uma opção para quem não quer esse tipo de intervenção no conteúdo.

“Já existe a possibilidade do Youtube Premium, no qual o usuário paga uma mensalidade e, entre outras coisas, pode assistir a todos os vídeos da plataforma sem ser interrompido por anúncios”, lembra Thaís.