Melhore o desempenho do seu smartphone Android

Melhore o desempenho do seu smartphone Android

Muitas vezes, você consegue resolver alguns problemas do aparelho com medidas corriqueiras no dia a dia

Você tem um smartphone Android e anda sofrendo com lentidão, travamento de aplicativos ou mesmo com o aquecimento do aparelho? Pois saiba que muitas vezes você pode resolver ou, pelo menos, amenizar esses problemas com algumas ações simples, que envolvem a liberação da memória RAM e do espaço de armazenamento do dispositivo.

Veja algumas dicas importante:

Espaço para o aparelho Android trabalhar

Aqui vai uma dica muito importante: todo smartphone precisa ter, pelo menos, entre 20% e 25% de seu espaço livre, para poder funcionar de forma satisfatória.

Livre-se do peso das fotos

Uma boa forma de liberar o espaço de armazenamento do seu aparelho é não ficar guardando dezenas de gigabytes de fotos nele. Por isso sincronize seu aparelho com o Google Fotos. Dessa forma, sempre que você tirar uma foto nova, se o smartphone estiver conectado à internet, a imagem vai direto para a nuvem. E dessa forma você poderá apagar todos os arquivos que pesam no aparelho.

Apps esquecidos ou em segundo plano

Muitas vezes, instalamos um aplicativo no smartphone para uma necessidade momentânea. E depois, passados meses após o seu último uso, o app fica lá apenas ocupando espaço de armazenamento e executando funções em segundo plano, o que ocupa a memória RAM. Por isso, a dica é desinstalar todo e qualquer programa que você não usa mais.

Além disso, os aparelhos Android têm uma opção rápida em que você pode fechar todos os aplicativos ao mesmo tempo. Faça isso diariamente, de preferência algumas vezes ao dia, para liberar a memória RAM.

Libere a memória RAM do dispositivo Android

A melhor forma de liberar mais espaço na memória RAM é entrar nas configurações do aparelho pelo modo “Desenvolvedor” do aparelho. Para liberar esse modo, clique em “Configurações”. Depois, entre em “Sistema” e em seguida em “Sobre o dispositivo”. Nessa tela nova que irá aparecer, clique sete vezes em “Número da versão”. Feito isso, o modo “Desenvolvedor” estará habilitado.

Então, volte para a tela “Sistema” e procure por “Opções de desenvolvedor” ou “Modo programado” – a forma como essa opção é escrita difere de aparelho para aparelho. Entre nessa opção e procure pela função “Em execução”. Nela, você terá como ver a quantidade de Memória RAM usada pelo sistema, os APPs em funcionamento e quanto de memória cada um deles está usando. E também terá como consultar quanto de memória livre você ainda tem.

Para liberar o máximo de memória RAM possível, clique em aplicativo por aplicativo e encerre seu funcionamento. Na lista de apps, você consegue ver quanto de memória RAM cada um está usando. Mas aqui vai um alerta importante: apenas interrompa o funcionamento de aplicativos que você instalou no celular. Não mexa em aplicativos que você não sabe para que servem, pois você corre o risco de fechar algum programa fundamental para o funcionamento do seu aparelho.

Acabe com o cache dos aplicativos

Na mesma tela “Em execução” há uma aba no topo chamada “Processos em cache”. Ao clicar nela, você vê uma tela com vários apps que vão acumulando cache ao longo do tempo. E, por consequência, vão enchendo o seu espaço de armazenamento. Esse tipo de coisa acontece, especialmente, em apps de redes sociais, como Facebook e Instagram. Para resolver, basta clicar no aplicativo e mandar parar. Feito isso, ele sairá imediatamente da lista, por conta da liberação desse cache.

A ferramenta Mais Barato PROTESTE mostra onde você pode comprar pelo menor preço. INSTALE AGORA arrow_right_alt