Android 9 Pie: função gera protesto de desenvolvedores de apps

Android 9 Pie: função gera protesto de desenvolvedores de apps

Após a mais recente atualização do Android 9 Pie, fica limita o número de vezes que um aplicativo pode realizar essas varreduras em busca de redes de Wi-Fi

Os desenvolvedores de aplicativos não andam muito satisfeitos com o Google. Tudo por conta de uma funcionalidade do Android 9 Pie, a nova versão do sistema operacional, que limita, de forma permanente, o número de vezes que um aplicativo pode realizar essas varreduras em busca de redes de Wi-Fi.

Muito aps fazem diversas verificações em busca de redes Wi-Fi sem o consentimento do usuário. E os desenvolvedores consideram essas varreduras constantes como uma parte importante do funcionamento desses aplicativos. Por isso, têm se mostrado descontentes com a medida do Google.

Google não mudará o Android 9 Pie

Apesar das muitas queixas que têm recebido de desenvolvedores desde o ano passado, o Google já decidiu que esse recurso continuará. A empresa não pretende mudar suas políticas de privacidade. E deverá manter a limitação das varreduras, inclusive, nas versões seguintes do Android.

Inicialmente, quando perceberam a limitação das varreduras, em maio de 2018, os desenvolvedores logo correram para entrar em contato com o Google. Pensava-se que poderia se tratar de um erro.

Descontentamento dos desenvolvedores

De acordo com o site Olhar Digital, o descontentamento dos desenvolvedores se dá porque seus aplicativos precisam executar consultas constantes às redes de Wi-Fi, a cada poucos segundos, para realizarem tarefas específicas. Entre elas estão a navegação interna e inspeção dos pontos de acesso.

Porém, os desenvolvedores chegaram à conclusão de que, no Android 9 Pie, as análises não eram feitas. E retornavam com um código de erro após um determinado número de varreduras de rede em um período.

Varredura constante apenas para apps nativos no Android 9 Pie

Em resposta aos questionamentos, o Google informou que havia estipulado limites na quantidade de vezes que um aplicativo pode procurar pelo Wi-Fi. Segundo a empresa, o objetivo é melhorar o desempenho da rede e, principalmente, a duração da bateria. Segundo o Olhar Digital, no Android 9 Pie, a menos que seja um app nativo do sistema, aplicativos comuns só podem realizar uma varredura a cada meia hora.

A alegação dos desenvolvedores é que seus usuários, quando baixam um app, ficam sabendo das permissões concedidas. E devem, ao menos, ter a opção de autorizar ou não a ativação da varredura constante. Para que os aplicativos funcionem de forma correta em seus smartphones.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.