Faixa do Wi-Fi poderá ser compartilhada com operadoras móveis

Faixa do Wi-Fi poderá ser compartilhada com operadoras móveis

Prestadoras poderão utilizar a tecnologia LAA em serviços sem obrigatoriedade de licença. Saiba como isso impacta seu dia a dia

A Anatel aprovou a utilização da faixa de 5 GHz por operadoras de forma compartilhada com tecnologias Wi-Fi. Com isso, espera-se que as prestadoras possam usar a tecnologia LAA em serviços que não tenham obrigatoriedade de licença, como o Wi-Fi. Em tempo, LAA é a sigla para (Licensed Assisted Access ou Acesso Licenciado e Assistido).

“Assim, a tecnologia poderá ser usada de forma alternativa, otimizando a eficiência das redes”, afirmou o relator da Anatel, Aníbal Diniz, segundo informações do portal Teletime.

Clique aqui para ler também: Wi-Fi 6: próxima geração de rede wireless chega em 2019

Anatel vê escape para operadoras móveis

A medida busca fazer com que as operadoras móveis tenham a tecnologia como “escape” (offload) em situações de alto tráfego. Mas o conselheiro faz um alerta para a necessidade de controle. Uma vez que poderá impactar os usuários que utilizam exclusivamente as redes Wi-Fi em determinadas localidades.

Wi-fi

(Crédito: 123RF)

Para evitar problemas de interferência, a agência lançará uma consulta pública dos requisitos técnicos dessa tecnologia. “Por isso, a Anatel decidiu que irá estabelecer, primeiramente, os requisitos técnicos para essa tecnologia”, afirmou Diniz em seu voto. “Com o crescimento das redes móveis e do tráfego, elas necessitam de capacidade de offload cada vez maiores”, pontuou.

Alternativa de uso das redes 4G

A tecnologia LAA pode ser também uma forma alternativa de uso das redes 4G em faixas não licenciadas. Essas faixas são normalmente utilizadas por equipamentos de radiocomunicação classificados como de radiação restrita. Além disso, segundo Diniz, “o uso de radiofrequências por meio deste tipo de equipamento independe de outorga, nas condições estabelecidas pela Resolução nº 680,de 2017, devendo atender contudo, aos requisitos técnicos para certificação”.

+Leia também: Sobras do leilão de 4G podem ir para TV Digital

Ainda de acordo com Diniz, “o LAA é parte da tecnologia LTE-Advanced Pro, definida na especificação do 3GPP, onde portadoras secundárias, que fazem uso das chamadas faixas não licenciadas, são agregadas às portadoras primárias, que estão alocadas nas faixas licenciadas, permitindo o incremento na capacidade de escoamento de tráfego da rede LTE”.

Impacto no dia a dia

O uso da LAA pode causar interferências em redes wi-fi nas localidades em que ela for utilizada. Embora a tecnologia prometa dividir de forma justa o tráfego com a rede wi-fi, em situações de estresse do uso, poderá haver interferência. Sendo assim, se quando a tecnologia passar a funcionar, o consumidor se sentir prejudicado, pode procurar a Anatel para relatar o problema.

A PROTESTE também pode te ajudar a reclamar os seus direitos, testando sua velocidade de conexão.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt