Segurança na rede e privacidade de dados: 8 dicas para se proteger e evitar golpes

Segurança na rede e privacidade de dados: 8 dicas para se proteger e evitar golpes

Em uma realidade cada vez mais conectada, nossos dados pessoais se tornam mais expostos, mas com boas práticas você será capaz de navegar pela internet com segurança

Sem dúvida, a pandemia mudou drasticamente nossa relação com a tecnologia, se antes ela era importante, na realidade remota ela se tornou uma necessidade indispensável.

No entanto, ao mesmo tempo que estar conectado a internet 24h por dia pode ajudar positivamente em diversos aspectos, sejam pessoais ou profissionais, esse contato cada vez mais profundo e ininterrupto com a rede cria novos tipos de ameaça e expõe usuários de diferentes formas.

O maior problema é que muitas pessoas ainda têm pouco conhecimento a respeito de ameaças virtuais e ciberataques, o que eleva consideravelmente as chances de ser afetado por um. Afinal, hoje carregamos praticamente nossas vidas inteiras na memória do celular, por exemplo.

Afinal, temos aplicativos de banco, de investimento, de delivery, além de e-mails, redes sociais e contatos, e espelhados por esses programas temos diversas informações pessoais, que se recolhidas de forma maliciosa podem gerar sérios prejuízos.

Brasil é um dos países que mais sofre ciberataques

 Segundo a pesquisa Panorama de Ameaças 2021, realizada pela Kaspersky na América Latina, tivemos um aumento de 23% de ciberataques no Brasil nos oito primeiros meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A data da pesquisa com o aumento significativo do uso das redes para trocar informações sensíveis com a popularização e consolidação do Home Office.

Além disso, serviços bancários digitais tornaram-se mais populares, levando a roubo de dados de cartão de crédito e diversos outros golpes financeiros que se tornaram cada vez mais comuns nos últimos meses.

O caso Wesley Safadão

Recentemente, o assunto segurança de dados, virou pauta nacional depois que a conta no Twitter do cantor Wesley Safadão foi hackeada e o cantor foi às redes esclarecer o ocorrido.

O artista revelou que sua senha conta na rede social de mensagens era 12345, alegando que coloca senhas fáceis pois tem problema em lembrá-las. No entanto, esse simples ato de pensar em uma senha mais complexa e segura faz muita diferença para qualquer usuário mas acaba sendo ignorada, o que vem expondo a privacidade de milhares de pessoas na internet.

Quando esse tipo de caso ocorre com pessoas que não são públicas, faz com que muitas vezes seja muito difícil reverter a situação devido à complexidade das atitudes que precisam ser tomadas..

O mesmo tipo de estratégia que se usam para hackear perfis de redes sociais pode ser usado para hackear sua conta no banco ou em qualquer outro aplicativo de pagamento, e nesses casos o estrago financeiro pode ser irreversível, o que reafirma a necessidade de se ter uma atenção cada vez maior a segurança de suas informações na internet.

Mas como você pode se proteger melhor então? Que atitudes ajudam a manter suas informações sigilosas e como evitar e se proteger desse tipo de ataque?

Não se preocupe, preparamos algumas dicas para te ajudar com isso. Veja a seguir!

1. Se atente as configurações de privacidade em suas contas de rede social

 Quando falamos em configuração de privacidade estamos falando em como suas informações aparecem, para outros usuários da plataforma.

A maioria das redes sociais de hoje deixam por padrão seu perfil totalmente visível, o que facilita a coleta de informações por pessoas mal intencionadas. As possibilidades de golpes hoje estão cada vez maiores e às vezes com acesso a mínimas informações já é possível causar um estrago.

Por isso, fique muito atento às configurações de privacidade das suas redes e sempre revise os termos de uso quando estes mudam. Com um perfil anônimo ou só visível para amigos, você com certeza está bem mais seguro.

2. Cuidado ao usar aplicativos de armazenamento online

Ferramentas como Google Drive e DropBox se tornaram queridinhas principalmente de quem trabalha em regime de Home Office. A possibilidade de guardar, compartilhar e acessar arquivos de qualquer lugar é de fato uma mão na roda, mas apresenta alguns perigos.

Esse tipo de ferramenta é capaz de arruinar sua privacidade caso nao seja usada de maneiracerta..

Nunca use esses sites para guardar senhas ou documentos sigilosos, a possibilidade de acesso remoto faz com que esse tipo de informação fique muito mais vulnerável.

Além disso, sempre revise em que dispositivos sua conta está logada e encerre a sessão sempre que possível. Isso evita que você deixe sua conta aberta em computadores ou celulares de terceiros e acabe entregando diversas informações de bandeja.

Dica: Como gerenciar os dados do celular, usar a nuvem e transferir conteúdo para outros dispositivos

3. Crie senhas fortes e altere as antigas

A internet de hoje pede para que criemos usuários e senhas em praticamente todos os site e aplicativos nos quais entramos pela primeira vez.

Com o tempo, pode se tornar um saco tern que gerenciar tantos perfis e senhas diferentes em vários lugares e isso leva muitas pessoas a cometerem a erro de acabar usando uma senha muito simples e repeti-la em todos os lugares.

Saiba que normalmente as pessoas tendem a usar numeros que remetam a datas de nascimento sua ou de familiares, além de usar muitas sequencias numéricas. Na hora das letras, o mais comum é que usem iniciais do nome ou letras que estão sequenciais no teclado.

Você deve evitar a todo custo usar esses critérios para as suas senhas! Esse tipo de padrão é facilmente descoberto por hackers e torna suas credencias muito mais vulneráveis.

Esse tipo de senha são as primeiras tentativas em momentos de ataque e usar senhas obvias é um prato cheio para quem tenta acessar suas informações. Por isso, a dica é usar uma frase e não uma palavra como senha!

Procure usar bastante caracteres diferentes para aumentar a dificuldade da senha. Experimente arrobas, underlines e outros caracteres especiais. Aqui vai um exemplo:

Se você for usar a frase “eu gosto de batata frita” como senha, experimente escreve-la como “EU g0sto de b@tata_frita”. Essas simples mudanças tornam ela muito mais dificil de ser descoberta, pelo simples fato de que a combinação de carcteres é agora mais complexa.

Banner

4. Não exponha tanto sua vida nos seus perfis 

 As redes sociais inauguraram uma era onde estamos o tempo todo compartilhando e mostrando nossas vidas com poucos cliques.

Seja no Instagram, Facebook ou Twitter, estamos constantemente compartilhando nossos gostos, mostrando os lugares que frequentamos e postando fotos com amigos e família.

Isso tem seu lado super positivo, afinal compartilhar bons momentos que vivemos é sempre um deleite, no entanto é preciso cuidado. Quanto mais informações sobre você estiverem na rede, mais difícil é ter controle de quem está vendo e tendo acesso a elas.

Hoje, é muito fácil deixar claro os lugares que você frequenta por meio de fotos ou check-ins no Facebook ou Instagram, por exemplo. Se você faz questão de usar essas ferramentas, procure informar apenas lugares públicos que são bastante frequentados, como shoppings ou parques.

Evite informar lugares que sejam muito ligados a sua intimidade, como os arredores da sua casa, o condomínio onde reside ou estabelecimentos pequenos, que por serem menos acessados facilitam a sua identificação.

Uma dica é fazer o check in quando estiver saindo do local, dessa forma, você evita que pessoas saibam que você está lá naquele exato momento, e aumenta sua segurança e de quem estiver com você.

5. Tome cuidado com os anúncios suspeitos

 Hoje na internet somos bombardeados com milhares de propagandas em forma de banners e os pop ups que aparecem na sua tela e te pedem para clicar.

Por mais que a oferta seja tentadora, você deve evitar ao máximo clicar nesses anúncios, já que um simples clique pode fazer com que seu computador receba um vírus ou abra uma falha de segurança em seus dados.

Esse alerta vale principalmente para pessoas que têm familiares e conhecidos mais velhos que costumam acessar continuamente a internet. Ensine para eles o que são essas propagandas e por que não se deve clicar nelas, afinal, muitas vezes para eles é mais difícil discernir quando o anúncio é maldoso ou não.

6. Cuidado com os golpes! Evite expor demais sua situação finaceira

 Como já abordamos nesse texto, hoje em dia é comum que carregamos no celular aplicativos de banco e pagamento além de constantemente compartilhar compras de bens que você ou sua família fez.

A dica é tomar muito cuidado com esse tipo de post que deixe clara a sua situação financeira de alguma forma. Criminosos também acessam a internet e, portanto, você pode acabar sendo vítima de assaltos ou mesmo sequestros.

Aliado a isso, vemos hoje um aumento gigante de casos de golpes de aplicativos via mensagens de texto como o Whatsapp, onde o criminoso altera suas credenciais para se passar por um conhecido da vítima, e usando informações que coletou nas redes acaba conseguindo que a mesma envie altas quantias de dinheiro.

Alguns golpes até envolvem criminosos se passando por órgãos governamentais, como INSS, para explorar o dinheiro de benefícios e assistências sociais das vítimas. Mais um grande alerta para as pessoas de mais idade!

7. Bloqueie o rastreamento de sites

A maioria dos sites hoje em dia armazena diversas informações do usuário assim que ele entra no domínio. Essas informações revelam uma série de coisas sobre você, sua máquina e seu histórico de navegação e portanto não devem ser compartilhadas de jeito nenhum com terceiros.

Existem diversas ferramentas como programas de internet security e extensões de navegador que bloqueiam esse rastreamento e permitem que você navegue de forma totalmente anônima na rede, aumentando drasticamente a segurança dos seus dados.

Guia do consumidor

8. Muito atenção ao se conectar em redes WiFi públicas

Hoje em dia é comum ir a qualquer lugar e encontrar Wifi gratuito, não é mesmo? Mas Por trás dessa super facilidade se esconde um risco muito sério de vazamento de informações.

Você deve saber que normalmente, essas redes de WiFi “abertas” não criptografam o tráfego, ou seja, os dados que passam pela rede compartilhados por você, podem ser acessados por qualquer outra pessoa que também esteja conectada na mesma rede.

Com isso, é muito fácil para alguém mal intencionado e com conhecimento necessário, pegar essas informações. Por isso, sempre que acessar uma conexão pública, evite compartilhar qualquer dado sensível como senhas, dígitos de cartão ou números de documentos.

Além disso, sempre que possível é recomendado utilizar uma VPN (Virtual Private Network) para criptografar e proteger seus dados de curiosos ou invasores.

Dica: Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Aprenda a proteger seus dados com a Proteste

 A PROTESTE está sempre atenta e preocupada com o bem estar e segurança do consumidor. Nosso objetivo é ajudar você a tomar as melhores decisões no processo de compra e orientar pela manutenção dos seus direitos como consumidor.

Acreditamos que uma das melhores ferramentas para isso seja o conhecimento e, por isso, criamos a inciativa da Escola do Consumo. Com diversos cursos gratuitos ministrados por nossos especialistas, você aprende totalmente online, a como se tornar um consumidor mais consciente e organizado.

Inclusive, falamos muito sobre tecnologia e segurança de dados, no curso de

Ficou curioso? Clique aqui e matricule-se agora!

 E então, o que achou das dicas? Deve ter ficado claro para você que apesar das facilidades que trazem, a tecnologia e a internet também podem ser usadas por pessoas mal intencionadas que estejam atrás de dados valiosos para cometer crimes.

Por isso redobre hoje mesmo sua atenção, revise suas senhas e pague dados salvos em locais sem segurança. Além disso, acesse o hub ConectaJá e descubra mais conteúdos sobre bem estar na internet.