5 métodos de bloqueio de tela do celular: veja qual escolher

5 métodos de bloqueio de tela do celular: veja qual escolher

Aparelhos oferecem diversas maneiras de garantir que terceiros não tenham acesso aos dados; confira os prós e contras de cada uma

Os celulares já fazem parte do nosso cotidiano. Com eles, conversamos, fazemos compras, pedidos de delivery, pagamentos, operações bancárias e até declaramos o imposto de renda. Em razão disso, é importante escolher um método seguro de bloqueio de tela do celular. Esses dispositivos normalmente oferecem diversos meios de protegê-los. Eles vão desde o desenho de um padrão para desbloqueio (alternativa menos segura) até o uso de biometria. Veja quais são os principais e os prós e contras de cada um deles.

Vai comprar um celular novo? Pesquise com o plug in Mais Barato PROTESTE e economize.

Veja as características de cada método de bloqueio de tela do celular:

Desbloqueio de tela do celular com desenho de um padrão

Poucos métodos são menos seguros do que o desbloqueio por padrão. O sistema consiste num grupo de até nove pontos que o usuário deve conectar fazendo uma linha na tela, sem tirar o dedo do display. É mais prático do que uma senha e é bem comum entre usuários de smartphones mais baratos ou antigos, que muitas vezes não têm leitor de digitais.

Um estudo recentemente feito nos EUA concluiu que padrões de desbloqueio com até seis posições podem ser reproduzidos por duas em cada três pessoas que observam ele sendo realizado uma vez.

bloqueio celular
PIN

O PIN consiste em uma senha com quatro ou seis algarismos que se digitada corretamente desbloqueia o aparelho. São mais seguros do que o desenho de padrão de desbloqueio, mas também podem ser facilmente bisbilhotados por alguém que estiver por perto. 

Segundo especialistas de segurança, o código de bloqueio precisa ter no mínimo seis dígitos (1 milhão de combinações) para ser suficientemente seguro. Isso inviabiliza não só ataques de espionagem por aproximação, mas principalmente os de força bruta, em que um programador mal intencionado tentará digitar todas as possíveis combinações para acessar os dados.

Senha alfanumérica como desbloqueio de tela do celular

Esse é um método bastante seguro de se manter os dados do celular seguros. No entanto, é preciso definir senhas complexas, com maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. A desvantagem é que senhas assim são difíceis de gravar. 

O pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto, explica que se a escolha for senha, é importante levar em consideração sempre a que for mais segura e complexa. “Caso seja necessário somente uma senha convencional, é imprescindível usar sempre letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais”, afirma. 

Uma alternativa que combina complexidade e segurança, segundo Thiago, é usar uma frase como senha. “A frase vai ser melhor lembrada e palavras como “um” ou “uma” podem ser trocadas por “1” entre outras, como o “@” por “a”. Assim, a senha fica fácil de lembrar e bem complexa.

Bloqueio de celular com biometria

O desbloqueio do celular pela digital é um dos melhores métodos para garantir a segurança dos dados armazenados no aparelho. Isso porque os dados biométricos, que são únicos para cada pessoa, são criptografados e dificilmente podem ser roubados. Por isso, a biometria no celular garante que só seu dono poderá desbloquear a tela, oferecendo mais segurança.

“Os meios de bloqueio de celular ou computadores mais seguros são os mais complexos. Nesse contexto, o desbloqueio por biometria é atualmente um dos meios mais seguros e mais difíceis de se burlar”, afirma o especialista da PROTESTE.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um tipo de biometria utilizada pelos smartphones para garantir a segurança dos seus dados, como o sensor de impressões digitais e o leitor de íris. Em termos gerais, o reconhecimento facial é baseado na capacidade de identificação dos elementos e traços do rosto. 

No entanto, é preciso ter cuidado com esse método de desbloqueio. Isso porque nem sempre ele é totalmente seguro, dependendo das características do aparelho. “Reconhecimento facial que não utiliza câmera para verificar a profundidade do rosto também não é seguro, o ideal é evitar o uso desse método”, afirma Thiago.

O reconhecimento facial em 3D, mais seguro, é oferecido em alguns modelos de iPhone mais recentes, a partir do iPhone X. 

Leitor de íris

 A leitura da íris é o escaneamento de uma região do olho do usuário, realizada pela câmera do celular. Assim, é possível realizar o desbloqueio do smartphone e autorizar uma série de outros recursos de forma simples e rápida. Diversos aparelhos da linha S da Samsung oferecem essa funcionalidade. Embora seja uma alternativa bastante eficaz, o custo desses equipamentos são mais altos do que os que não possuem a tecnologia.

Quando bem utilizado, o leitor de íris pode ser bem mais seguro e preciso do que o sensor de impressões digitais.

Qual método escolher

Se a decisão for comprar um novo aparelho, use o plug in Mais Barato PROTESTE para encontrar o melhor preço. 

Quer descobrir se um site ou fornecedor é confiável? A PROTESTE pode te ajudar! PESQUISE NO RECLAME arrow_right_alt