Novo padrão trará mais segurança para compras online

Novo padrão trará mais segurança para compras online

Um par de ingressos no Peixe Urbano foi a primeira compra digital realizada com o 3DS 2.0, novo padrão de autenticação nas transações

Um par de ingressos comprados no Peixe Urbano, na modalidade crédito, foi a primeira negociação no Brasil realizada com 3DS 2.0, o novo padrão mundial de autenticação nas transações. E essa compra específica já é considerada um marco para os protocolos de pagamento no país. Esse protocolo em particular proporciona mais segurança às compras em canais digitais. E isso acontece porque o padrão utiliza mais inputs de dados para confirmar que a movimentação é real. Especialmente no ambiente mobile.

Outros três agentes envolvidos na transação

Além do Peixe Urbano, estiveram envolvidos na transação, que aconteceu no início do mês de março, a Caixa, a Visa e a Cybersource.

“A primeira transação com o protocolo 3DS 2.0 é um marco que ditará uma nova fase do e-commerce brasileiro. Com mais segurança e uma melhor experiência do usuário, conseguiremos aumentar a conversão de vendas dos estabelecimentos comerciais. E fortalecer a presença de modalidades de pagamento como o débito online. Além disso, vamos possibilitar a expansão da autenticação para o canal mobile”, disse Alessandro Rabello, diretor executivo da Visa, ao site Mobile Time.

3DS 2.0 vai se propagar ao longo de 2019

De acordo com o executivo, Caixa, Peixe Urbano, CyberSource e Visa foram pioneiras ao possibilitar a primeira transação dentro do protocolo. Mas muitas outras empresas, ao longo de 2019, irão aderir aos benefícios do 3DS 2.0.

O artigo do Mobile Time ressalta que o 3DS 2.0 não depende apenas de adoção das bandeiras, mas de todo ecossistema de pagamentos: gateway, adquirente, emissor e comércio eletrônico.

Processadores de pagamento já estão preparados

Além das bandeiras de cartões, os processadores de pagamento Adyen, Braspag, Cielo e Cybersource estão entre as empresas que têm se preparado para adotar o 3DS 2.0. Essa adaptação à nova tecnologia vem sendo feita desde o início do segundo semestre de 2018.

A Visa produziu um vídeo para explicar o funcionamento dessa nova tecnologia. Veja abaixo: