WhatsApp adota recurso para identificar fake news

WhatsApp adota recurso para identificar fake news

Principal canal de disseminação de notícias falsas, o WhatsApp anunciou um novo recurso para combater a desinformação. Saiba como funciona!

Em agosto, o WhatsApp disponibilizou para os usuários brasileiros um recurso para identificar informações falsas, as chamadas fake news, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). O objetivo é permitir que as pessoas identifiquem mentiras e boatos e, dessa forma, não as compartilhem. 

A medida é interessante porque o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros se transformou em uma plataforma repleta de informações falsas, especialmente sobre saúde. Boatos de todo o tipo, como a possibilidade de transmissão do novo coronavírus por antenas de redes 5G ou a ingestão de substâncias duvidosas para combater a doença se proliferaram nos grupos e conversas. 

As fake news, ou notícias falsas, que são compartilhadas pelos usuários sem antes terem sido checadas, contribuem para espalhar o medo e a desinformação. Questões ligadas à saúde, especialmente à Covid-19, são as campeãs das mentiras, mas outros temas diversos também são espalhados pelos usuários. 

“É importante que o consumidor tenha muita atenção às informações recebidas, mesmo quando vindas de amigos ou parentes”, destacou Thiago Porto, especialista da PROTESTE. “As pessoas tendem a acreditar em links encaminhados por conhecidos, mas, mesmo nesse caso, os conteúdos podem ser falsos e devem ser checados”, lembrou.


Principais fake news são sobre saúde

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 73,7% das informações e notícias falsas sobre o novo coronavírus circularam pelo WhatsApp. Dentre os boatos espalhados, apareciam métodos caseiros de combate à doença, pedidos de arrecadação para instituições de pesquisa e conteúdos que se referem à Covid-19 como estratégia política. 

Importante destacar que recomendações para que as pessoas evitem o uso de máscara, utilização de ivermectina para cura da doença e descrédito aos profissionais de saúde são, além de notícias falsas, um desserviço à população. 

Para combater a propagação dessas e de outras fake news, o WhatsApp, em parceria com a Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN) lançou, em agosto, uma nova funcionalidade que ajuda a identificar as mensagens suspeitas ou falsas. Veja como funciona o recurso!

Confira como checar as fake news no WhatsApp

A nova função já existe desde o começo de maio, produzida pela IFCN. Porém, embora estivesse disponível em mais de 70 países, em inglês, espanhol e hindi, não havia versão em português. Somente a partir de agosto o recurso foi disponibilizado no Brasil.

É importante que o consumidor tenha muita atenção às informações recebidas, mesmo quando vindas de amigos ou parentes.

Para usar o serviço, que é gratuito, é necessário antes de tudo gravar o número +1 (727) 291 2606 na agenda do celular. Depois, basta mandar uma mensagem, que um chatbot vai iniciar uma conversa em português, com sugestões para conferir a veracidade de informações e ler as checagens mais recentes. 

Em um teste sobre as verificações mais recentes, a resposta do recurso foram notícias sobre a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter voltado atrás sobre o uso da hidroxicloroquina e sobre o álcool em gel supostamente destruir a pele e facilitar a entrada do coronavírus (ambas checadas como falsas pela Agência Lupa).

Porém, vale destacar que, como o WhatsApp possui criptografia de ponta-a-ponta, o servidor do app não armazena e nem consegue ver o conteúdo das mensagens — o julgamento do que é suspeito é baseado somente no espalhamento do link. 

A desinformação pode levar a decisões erradas de consumo. Se precisar, reclame com a ajuda da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt