Veja o que achamos da Linha Galaxy Note20 da Samsung

Veja o que achamos da Linha Galaxy Note20 da Samsung

Lançados esta semana, os modelos Galaxy Note20 e Note20 Ultra têm tela maior e a caneta S Pen mais precisa; confira as primeiras impressões da PROTESTE!

A Samsung anunciou nesta semana o lançamento de dois novos modelos de smartphones, o Galaxy Note20  e Note20 Ultra. Normalmente, esse tipo de anúncio é feito nos Estados Unidos, mas, em função da pandemia, desta vez a divulgação foi feita on-line, a partir da sede da empresa, na Coreia do Sul. Os aparelhos devem estar disponíveis nas lojas norte-americanas em 21 de agosto. No Brasil, ainda não há data prevista (nem preços sugeridos), mas normalmente o intervalo de tempo para a chegada às lojas nacionais é curto.

Com base nas informações divulgadas pela Samsung, a PROTESTE analisou as características dos dois novos modelos. Assim que os aparelhos estiverem disponíveis no Brasil, a intenção é fazer um teste real dos produtos, que devem ser inseridos no comparador de celulares.

Confira os detalhes da linha Galaxy Note20 e as primeiras impressões da PROTESTE, na análise do especialista Thiago Porto.

Quais os principais diferenciais dos novos modelos?

Os dois modelos já vêm com 5G e têm a certificação IP68 contra poeira e água, que significa que o aparelho é protegido contra poeira e resistente a um mergulho na água de forma contínua (em geral até 3 metros de profundidade),  embora isso não esteja especificado na garantia. Ambos vêm com as famosas canetas Stylus, porém agora a latência de resposta está bem melhorada, chegando a 26ms no modelo normal e incríveis 9ms no modelo Ultra.

“A latência serve para identificar o tempo de resposta do toque da caneta com a tela, de forma que seja cada vez mais aproximado ao toque de uma caneta no papel. Como comparação, o Galaxy Note10+ possui 42ms de latência”, explicou Thiago, mencionando que essa característica permite maior facilidade de interação com o Powerpoint.“Pela parceria da Samsung com a Microsoft, a sincronização com esse programa, além do Outlook e do Onenote, está presente de forma nativa”, completou.

De acordo com o especialista, a tela dos dois dispositivos é um pouco diferente. “A versão ultra possui uma tela pouco maior e maior aproveitamento frontal, chegando a 91,7% –  índice maior do que todos os modelos anteriores, até os da versão S do Galaxy”, disse. “Porém, existem modelos no mercado com aproveitamento frontal maior, como o Motorola Moto Edge+ que possui 95,8%”, lembrou Thiago. Ambos os modelos terão HDR+ e 120Hz nas suas telas AMOLED, ou seja, o contraste e o brilho estão aprimorados, assim como a taxa de atualização da imagem, tornando os movimentos mais suaves. 

Como é o acabamento dos modelos da linha Galaxy Note20?

O seu acabamento é feito em metal e vidro, utilizando proteção Corning Gorilla Glass Victus, o mais novo da geração. Existem as opções cinza, verde e bronze na versão Note20  e preto, branco e bronze na versão Note20 Ultra. “O destaque deste lançamento é para versão bronze mystic”, disse Thiago.

Quanto à capacidade de armazenamento e velocidade, quais os diferenciais?

Os dois aparelhos vêm com o mesmo chipset, o Exynos 990 com 7nm. Esse chipset também está presente no Galaxy S20 Ultra, porém aqui ele recebe uma pequena alteração em um dos núcleos, para rodar em uma velocidade um pouco maior.

O modelo Note20 possui opções de 128GB e 256GB de armazenamento interno com 8GB de RAM. “A memória RAM do Note20, neste caso, é bastante menor do que a presente no Galaxy S20 Ultra e o novo top de linha da Motorola, o Edge+, ficando com a mesma quantidade que o modelo Galaxy S20 Plus e do antigo Huawei P30 pro”, disse Thiago. “Vale lembrar que o consumidor não poderá aumentar a memória interna se a Samsung trouxer o modelo internacional para cá, pois o aparelho não possui espaço para micro SD”, avisou o especialista. Já o Note20 Ultra possui versão de 128Gb, 256GB e 512GB, com a possibilidade de aumentá-la, usando MicroSD. A memória RAM é de 12GB em todas as versões.

E quanto à câmera dos aparelhos?

As câmeras seguiram as que foram propostas nas versões “S” da linha Galaxy. O modelo Galaxy Note20 Ultra possui uma câmera de 108 MP e outras duas 12 MP, a primeira para fotos a distância e a segunda para fotos ultrawide, ou seja, mais amplas. 

“A câmera de 108 MP é bastante igual a versão do Galaxy S20 Ultra e isso não é um ponto negativo; na verdade, é bastante positivo, ainda mais por ela ser uma das melhores câmeras do mercado”, observou Thiago. Segundo ele, a única diferença é que essa lente possui foco a laser AF no novo Note20 Ultra, principalmente porque, dessa vez, o aparelho não vem com a câmera TOF (um sensor que consegue determinar a distância entre objetos a partir da emissão de luz, ajudando no foco e no efeito modo retrato). A câmera de telephoto para fotos com zoom, se comparada com a do S20 Ultra, está com menos MP descendo de 48MP para 12MP, porém com uma abertura maior. A câmera ultrawide possui a mesma abertura e quantidade de MP.

As câmeras do Note20 são bastante diferentes, tendo uma principal wide de 12MP com abertura de 1.8, uma telephoto de 64MP com abertura de 2.0 e uma ultrawide de 12MP com abertura de 2.2.

Qual a avaliação sobre a durabilidade da bateria e agilidade de recarga?

Todos os modelos seguem com a impressão digital na tela via ultrassom e a bateria é de 4500 mAh, com carregamento rápido a 25W na versão Ultra e 4300 mAh com carregamento rápido, também a 25W na versão normal. 

“Esse ponto é bastante inferior à versão S20 Ultra, que tem 5.000 mAh e carregamento rápido a 45W. Vale lembrar que o Huawei P30 pro, que é um celular antigo, já vinha com carregamento rápido a 40W, então usar 25W não foi a melhor opção, principalmente em um top de linha”, avaliou Thiago.

Já existe previsão de preços no Brasil?

Os modelos chegam com Android 10 de fábrica com a versão 2.1 da OneUI. Embora já estejam aparecendo no site oficial brasileiro da Samsung, a empresa ainda não informou quais serão os preços praticados no Brasil. 

“Como lá fora o Galaxy Note20 será vendido por volta de 1100 euros , e o Note20 Ultra por volta de 1350 euros, cabe imaginar que a versão menor sairá por aqui com valores maiores que R$ 5 mil, enquanto a versão maior terá valores superiores a R$ 7 mil.”, avaliou Thiago.

A ferramenta Mais Barato PROTESTE mostra onde você pode comprar pelo menor preço. INSTALE AGORA arrow_right_alt