Saiba como usar dois monitores para trabalhar no home office

Saiba como usar dois monitores para trabalhar no home office

Ter duas telas, dependendo do tipo de trabalho que você faz, é uma boa forma de estender a sua Área de Trabalho para poder visualizar mais coisas

Trabalhar em casa requer algum nível de estrutura, para que a produtividade não seja afetada. E dependendo do tipo de trabalho que você tem, usar dois monitores pode ser de grande utilidade no home office, como uma forma de aumentar a área de trabalho do seu computador e poder visualizar mais coisas. Mas você sabe como fazer isso?

Caso você tenha um notebook Windows, a tarefa é extremamente simples, pois você já conta com a tela do próprio aparelho. Dessa forma, basta identificar a saída de vídeo, que poderá ter os formatos HDMI – os mais novos, em sua maioria, têm essa opção -, DisplayPort, DVI ou VGA. Já no caso de um desktop, que já tem uma de suas saídas de vídeo ocupadas para a ligação com o monitor, é preciso que a placa de vídeo ofereça uma segunda porta, em um dos formatos já citados. 

Formatos de portas de vídeo:

HDMI – É a opção mais popular e também a de melhor qualidade, pois, além de transmitir o vídeo em sinais digitais sem compressão, também tem oito canais de áudio. Em sua versão padrão 1.0, transmite imagens com 3820 x 2160 pixels a 30 frames por segundo e pode ser usado para ligar o computador tanto em um monitor quanto em Smart TVs.

DisplayPort – Formato de conexão exclusivo para computadores. Transmite imagens com 3840 x 2160 pixels a 60 frames por segundo e também suporta áudio. 

DVI – Com capacidade de resolução de 1920 x 1200 pixels, esse tipo de cabo transmite sinais digitais sem compressão, mas não suporta áudio;

VGA – É o tipo de porta mais antiga, com 15 pinos e transmissão analógica de sinal. As portas VGA dificilmente são encontradas hoje em dia nos notebooks e em TVs mais modernas.

Como instalar e usar dois monitores no home office

  • Conecte o segundo monitor ao computador;
  • O Windows tem como padrão mostrar nas duas telas a mesma imagem;
  • Para mudar essa configuração e, em vez de repetir, fazer uma extensão da sua tela, clique com o botão direito na Área de Trabalho e selecione a opção “Configurações de Tela” ou “Configurações de Exibição”, no Windows 10, ou em “Resolução de Tela”, em versões mais antigas do sistema operacional;
  • Uma janela irá se abrir e você verá os monitores que estão conectados, cada um indicado por um número, 1 e 2;
  • Clique no botão “Identificar” para saber qual número está sendo atribuído a cada monitor;
  • Escolha a tela que você deseja utilizar como a principal como a número 1. E clique na caixa “Tornar este meu vídeo principal”.
  • Depois, vá em “Múltiplos Vídeos” e selecione a opção “Estender estes vídeos”.
  • Feito isso, é só clicar em “Aplicar” e depois em “Manter as alterações”.

Após mudar essas configurações, você passará a ter a sua Área de Trabalho estendida para as duas telas, mas apenas o monitor principal irá exibir os programas ou arquivos que você abrir. Mas você pode arrastar com o mouse o que tiver aberto de um monitor para o outro. 

E além de mais espaço para trabalhar e visualizar seus arquivos, outro item fundamental em um home office é uma boa internet de banda larga. Por isso, use o velocímetro da PROTESTE para medir a velocidade da sua conexão. E conte com o apoio de uma equipe especializada em Defesa do Consumidor para lutar pelos seus direitos, caso os resultados do teste não sejam satisfatórios. 

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt