TikTok: saiba mais sobre a rede social mais popular do momento

TikTok: saiba mais sobre a rede social mais popular do momento

O aplicativo de compartilhamento de vídeos foi o mais baixado, em todo o mundo, nos meses de maio e junho. Quer fazer parte desta rede? Então, confira as nossas dicas!

A popularidade do TikTok, especialmente entre os mais jovens, já superou outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Com mais de 87 milhões de downloads somente no mês de junho, o aplicativo permite criar vídeos com até um minuto, com vários efeitos, tais como mudança do fundo (cenário), de rosto e aplicação de emojis, entre outros. É possível ainda adicionar músicas, disponíveis na playlist, ou vários tipos de sons e filtros, e depois compartilhar entre os contatos. Por isso, preparamos um tutorial de uso do TikTok.

Uma funcionalidade recente do app é o ganho de TikBônus, uma campanha de monetização para os usuários, que deve se estender até dezembro deste ano e promete recompensas em dinheiro. Para participar, é necessário acessar o banner de prêmios, ser maior de 18 anos e ter uma conta no PayPal. 

A estratégia, sem dúvida, contribuiu para o aumento do interesse pelo aplicativo. De acordo com informações divulgadas em julho pela consultoria mobile Sensor Tower, o TikTok foi o app mais baixado no mundo todo em junho, pelo segundo mês consecutivo. Em relação ao mesmo período de 2019, o crescimento foi superior a 50%. Quer saber mais? Confira o nosso tutorial de uso do TikTok!

Privacidade em discussão

Com tanta popularidade, vários órgãos e até mesmo governos passaram a acusar a ferramenta de espionagem. O aplicativo já foi banido da Índia, recebeu acusações do Anonymous e seu uso está em debate nos Estados Unidos

Para Thiago Porto, especialista da PROTESTE, a preocupação com a privacidade dos dados é relevante, mas não é uma exclusividade do TikTok. “Outros apps, como o Facebook e o Instagram, também têm acesso a vários dados dos usuários”, explicou. “Para manter a segurança, em qualquer rede social, o consumidor não deve inserir informações pessoais no app, tais como endereço e telefone. Além disso, vale separar um e-mail somente para uso em tais contas de aplicativos, que não seja o de uso pessoal”, recomendou.

Outros cuidados, de acordo com Thiago, são evitar fornecer informações sobre locais visitados, horários em que está em casa ou não, entre outros detalhes que possam chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas. 

Confira o tutorial de uso do TikTok

Para usar o app, é necessário ter mais de 12 anos – embora a funcionalidade de recompensas, que detalharemos abaixo, seja somente para usuários acima de 18. 

Ao baixar o aplicativo, é possível assistir aos vídeos de outros usuários, mesmo sem ter uma conta. No entanto, para gravar os próprios vídeos e interagir com outras pessoas, é preciso cadastrar uma conta. Veja como fazer isso:

  • toque no ícone de avatar, no canto direito inferior da tela. A conta pode ser criada com endereço de e-mail, telefone ou com o login do Facebook, Google ou Twitter (mas, segundo as orientações de Thiago, o ideal é ter um e-mail exclusivo para isso). Depois do login, basta editar o perfil e salvar.
  • O feed de vídeos tem duas abas, “Seguindo” e “Para Você”. A primeira são os seus contatos ou pessoas que você segue e a segunda são sugestões do app, baseadas nos seus interesses. Existe uma barra lateral para curtir, compartilhar ou comentar os vídeos.
  • Se gostar de um determinado vídeo e quiser seguir quem o compartilhou, basta deslizar a tela para esquerda e acessar o perfil do usuário, com todas as outras publicações.
  • Já para publicar um vídeo, clique no botão de “+” no menu principal. É possível tanto gravar quanto enviar um arquivo da galeria, por meio da miniatura de fotografia, no canto inferior direito.
  • No menu lateral é permitido alternar entre a câmera frontal e traseira, mudar a velocidade de gravação, ativar filtros, temporizador e tempo de gravação. Depois, basta adicionar som para dublar o seu vídeo.
  • Antes de compartilhar é possível ativar efeitos de filtro ao rosto, tocando no ícone de máscara, no lado inferior esquerdo.


Como utilizar os mesmos recursos de outros usuários?

Depois de cadastrar a conta e dar os passos iniciais, você pode passar a utilizar vários recursos.

  • É possível usar o mesmo efeito que outros usuários utilizam, clicando em cima do @ da pessoa que compartilhou o vídeo e salvando.
  • Para utilizar o mesmo áudio de outros usuários, basta clicar no som que fica na parte mais inferior da tela ao assistir o TikTok postado de alguém.
  • Para fazer duetos, é necessário clicar no símbolo do WhatsApp (caso seja Android) ou no compartilhar (se for iOS) e depois clicar em dueto. Vale lembrar que o dueto na horizontal só está disponível no iOS. Para selecionar essa opção é só clicar em dueto e depois em layout.

O que é a campanha TikBônus?

Até o dia 31 de dezembro, quem quiser aproveitar a campanha pode transformar recursos virtuais da rede em dinheiro real. Para tanto, como mencionamos, é preciso ter mais de 18 anos e uma conta no PayPal para recebimento dos valores. 

No caso de novos usuários com sistema operacional Android, o TikTok oferece R$ 0,60 pelo download e cadastro no TikTok. O bônus vale tanto para quem aceita o convite para começar a usar o app, quanto para o antigo usuário que convida seus amigos. A cada convite, ambos recebem um valor de recompensa, que pode aumentar com o uso da ferramenta por alguns dias consecutivos. 

Para conquistar as recompensas, os usuários precisam também cumprir missões diárias, que são assistir vídeos por alguns minutos e/ou postar seus próprios vídeos. O prêmio é concedido em rubis, que é a moeda virtual do TikTok, cujo câmbio é de R$ 1 a cada 10 mil rubis.

A recompensa em dinheiro pode ser sacada na conta do PayPal. Porém, vale ressaltar que existe um prazo para recebimento e pode ocorrer cobrança de taxa.

Gostou do tutorial de uso do TikTok? Visite o ConectaJá para mais dicas sobre tecnologia e o ambiente virtual.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt