Como proteger suas senhas contra vazamento na internet

Como proteger suas senhas contra vazamento na internet

Tendência de usuários de repetirem a mesma senha em diversos serviços na web compromete a segurança online

Quem já não usou o nome de um personagem de série ou de um jogador de futebol como senha? Pois um estudo publicado pela Mozilla, fabricante do navegador Firefox, revelou que a maior parte das senhas violadas na internet são justamente essas. E nós vamos te ensinar a proteger suas senhas.

Veja algumas das piores senhas:

  1. O personagem George, da série de comédia Seinfeld (Jason Alexander), foi usado como senha por mais de 230 mil usuários.
  2. Rachel Green (Jennifer Aniston), de Friends,  aparece em mais de 130 mil senhas. Segundo os pesquisadores, o dado é preocupante, uma vez que ambos códigos são simples, com poucos caracteres e fáceis de adivinhar.
  3. A situação se repete entre fãs de esportes, entre eles o futebol americano, beisebol, futebol, basquete e hóquei.

Além de serem senhas fáceis, são senhas que foram violadas, segundo relatório da HaveIBeenPwned (HIBP), site que analisa e-mails e os compara a bases de dados de credenciais violadas na Internet. Você pode verificar nesse site se o seu e-mail foi comprometido – este que vos escreve descobriu 13 vazamentos.

Os pesquisadores da Mozilla acreditam que quem utiliza códigos tão fracos tende também a reutilizá-los em mais de um serviço. Ou seja, se alguém conseguir acesso às credenciais de um site, todos os demais endereços com o mesmo login e senha podem ser invadidos.

O que fazer para proteger suas senhas?

  1. Não repetir a mesma senha em sites diferentes
  2. Não utilize senhas com sequências numéricas ou alfabéticas óbvias (ex: qwerty)
  3. Utilize gerenciadores de senha, como o 1Password (grátis para teste)
  4. Dê preferência a senhas longas, com mais de nove ou dez caracteres, e que combinam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.
  5. Use uma frase como senha, por exemplo “EuSaiodeCasaas7e30”, mas evite frases óbvias

Veja no vídeo abaixo outras dicas do pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto.

A PROTESTE e o Google têm uma iniciativa conjunta chamada Web Segura, com o objetivo de promover mais segurança na Internet e conscientizar a todos para a importância de proteger a privacidade do usuário na rede. Você pode conhecer o site do projeto clicando aqui.

Curso online com tudo que você precisa saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Conheça agora arrow_right_alt